O clube de poesia “Birita Poética” celebra seu primeiro aniversário no pátio do Vila do Porto, Centro Histórico de João Pessoa, neste domingo (27), às 15h, reunindo seus membros e convidados para uma tarde de produção escrita, exercícios criativos e brindes ao espírito das musas e dos musos que sopram lirismos pelos ares da Paraíba.

Idealizado pelas poetas Débora Gil Pantaleão, Cris Estevão e Danielle Alexa em abril de 2024, o clube se encontra a cada último domingo do mês com o propósito de reunir aspirantes, amantes e veteranos da escrita poética, que buscam um espaço para partilhar, de forma coletiva, a paixão pela arte lírica da palavra versificada. Acompanhando a poesia que resiste e existe em cada um, o clube propõe momentos de descontração e liberdade que prezam por criar e fazer falar o ímpeto dessa mesma poesia que nos habita e que, por falta de oportunidade, muitas vezes, acaba adormecida.

As reuniões, também chamadas de “encontrões”, são gratuitas e abertas ao público adulto, e acontecem em estabelecimentos parceiros da cena cultural pessoense, buscando ocupar e movimentar a cidade e os seus corações boêmios e artísticos e transbordando para além do próprio grupo. Foi o que aconteceu em seu quinto encontrão, por exemplo, que ocorreu em setembro do ano passado, quando o “Birita Poética” integrou a programação do Alumiô Festival. 

A cada edição, o clube elege ciclos de poesia, que são temáticas livres usadas como motivo ou inspiração para os participantes escreverem e compartilharem seus versos em torno delas. Destes desdobramentos da prática com a poesia surgem declamações, ensaios estéticos e reflexões, além da abertura para novas ideias e experimentações com a escrita.

Para Cris Estevão, uma das pioneiras do clube e autora de Morrerá em cada esquina do seu corpo uma pessoa só (São Paulo: Benfazeja, 2016), “o Birita Poética nos proporciona um encontro mensal com poetas contemporâneos que nos faz refletir sobre a importância do ‘compartilhar poesia’. Juntos,  trabalhamos o fazer poético de forma leve, despretensiosa e nada burocrática. Por essas e outras coisas, fico muito feliz de viver essa experiência”, disse.

Danielle Alexa, nome importante da iniciativa do clube e defensora da intervenção poética em João Pessoa, afirma que o Birita Poética “é lugar de troca, de escuta e de encontro. Encontro dos amantes da poesia e da literatura, seja para quem escreve ou quem lê. É um espaço em que a gente pode estreitar os laços, nos fortalecer e, como consequência, ampliar a disseminação da literatura pessoense e paraibana. A gente diz poesia, escreve, assiste ao pôr do sol e toma uma cervejinha num domingo que poderia ser ocioso, mas que vira um deleite na companhia valiosa de cada pessoa que ali está”.

Para  Natália Luna, também escritora membro do clube e autora de Rumina (Cotia, SP: Urutau, 2023) e Íntimo Exílio (Cotia, SP: Urutau, 2019) “o encontro do Birita Poética é o da partilha da poesia, do prazer do texto, da escuta ativa por algum arrebatamento, algum insight que ali pode surgir, da sempre possibilidade de desbravar a linguagem que pulsa e é enérgica, fazendo com que escritores e escritoras, ou pessoas que apenas querem experimentar a escrita criativa ou curiosos, se reunam com alguma regularidade para essa troca sensível”.

Durante este primeiro ano de existência, o clube “Birita Poética” vem se firmando como entusiasta dos contornos que a poesia pode proporcionar. O grupo busca se tornar um espaço-tempo, um momento, em que velhos e novos nomes da poesia continuem, sempre e mais, se encontrando e brindando a lírica da vida, a vida como se ela fosse uma autora eterna de sua própria beleza.

Para saber mais sobre o “Bririta Poética”, siga o grupo no Instagram (@biritapoetica).

 

Serviço 

Evento: Aniversário do clube de poesia “Birita Poética”

Quando: 27/04/2025 (domingo), a partir das 15h

Onde: Vila do Porto, @vila_do_porto

Como chegar: Praça São Frei Pedro Gonçalves, n. 8, Varadouro, João Pessoa-PB

Entrada gratuita