Conheço Wilma César tem mais de três décadas. Éramos estudantes. Ambas de humanas. E, graças às deusas todas, continuamos sendo. Não perdemos nossa humanidade ao longo desses anos, né? rs.
Estudantes da UFPB. Ela, psicologia. Eu, Comunicação Social. Morávamos na mesma residência coletiva com outros amigos: Dide, Weber e Zé Vando, no bucólico bairro Castelo Branco. O quarto dela era vizinho ao meu, e confesso que passava a maior parte do tempo vendo a porta do quarto fechada. Wilma vivia trancada, estudando. Focada. Sempre foi. Acho que é por isso que, não muito depois de formada, já tinha se tornado concursada federal.
Mas não era só estudo. Tinha também a diversão. Ao lado dela e de Nelson Calzavara, seu eterno “namorido”, rolava violão, cantoria, riso solto e, claro, umas doses pra aquecer a alma. Bons tempos.
Eu jamais imaginava que, por trás daquela mulher que botava ordem na casa e moral com a gente — dividindo as tarefas domésticas e ditando regras (e ai de quem não cumprisse, ahaha) —, se escondia uma potente contista e poetisa. A mulher que sistematizava a organização de nossa bagunça também organizava, em silêncio, sentimentos e palavras que um dia viriam à tona em forma de poesia.
Que sorte a minha ter amigas como ela, que têm essa capacidade incrível de surpreender, encantar, se reinventar. Depois de enfrentar o câncer na tireóide, Wilma conseguiu tirar da garganta a matéria-prima para a poesia, ressignificando cada célula, cada dor, e transformando tudo isso em versos tão poderosos que nos atravessam por completo.
Agora, com o lançamento de Poemas para todos os tempos, o mundo vai conhecer um pouco mais dessa força, dessa sensibilidade. Eu, de camarote, aplaudo a amiga, a mulher e a poeta que Wilma sempre foi. E que agora, felizmente, não só eu, mas o público também vai descobrir.
Eita, amiga. Te admiro e te amo ainda mais!
Tim-tim
Evoé!
Lançamento de “Poemas para todos os tempos” de Wilma César acontece no Hotel Globo
A escritora paraibana Wilma César lançará seu primeiro livro de poemas no próximo dia 19 de outubro, às 15h, no Hotel Globo, em João Pessoa. O livro, intitulado Poemas para todos os tempos, é publicado pela Editora Sanhauá e conta com uma capa assinada pela ilustradora Sofia Calzavara.
A obra reúne 31 poemas que abordam temas como amor, erotismo, questões sociais e reflexões intimistas, demonstrando a versatilidade e sensibilidade da autora. O lançamento contará com a apresentação da professora e escritora Klítia Cimene e será seguido por um sarau ao pôr do sol. O evento terá a participação de Gandhi Rodrigues (ator e cantor), Mariah Colpo (atriz) e Guilherme Calzavara (músico), que irão conduzir a parte cultural.
Wilma César, natural de Patos, reside atualmente em João Pessoa. Além de poeta, é contista e psicóloga, atuando como auditora do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem textos selecionados para diversas antologias e coletâneas, incluindo o Prêmio Off Flip de Literatura em 2022 e 2023. A autora também participa do coletivo Mulherio das Letras e do Clube do Conto da Paraíba.
O lançamento de Poemas para todos os tempos marca a realização de um sonho antigo da escritora, que já havia contribuído com textos em publicações coletivas, mas estreia agora em formato solo.
Serviço:
- Evento: Lançamento do livro Poemas para todos os tempos
- Data: 19 de outubro de 2024
- Horário: 15h
- Local: Hotel Globo, João Pessoa
POR EDILEIDE VILAÇA - Por Edileide Vilaça
Tem mestrado em Jornalismo, especialização em Linguística e graduada em Comunicação Social, todos pela UFPB. Acumula mais de 30 anos de experiência em assessorias parlamentares, produção cultural, em rádios e TVs da Paraíba. Idealizadora da ONG Casa Formosa(Baía Formosa/RN). Acadëmica de Direito. Editora do Diário de Vanguarda.