As obras de triplicação da BR-230, estrada que liga Cabedelo a João Pessoa, ainda estão longe de acabar. Segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Cacildo Cavalcante, esse é o prazo que ainda levará para concluir a obra.
“Foi muito proveitosa [plenária]. É muito proveitoso o entorno, as pessoas que estão sendo impactadas pelo empreendimento. Dessa maneira, puder trabalhar de maneira a mitigar os efeitos das obras durante sua execução. A gente lamenta durar um período de tempo tão longo, mas, infelizmente, pelo menos três anos de obra pra concluir essa etapa do empreendimento”, informou Cacildo em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio.
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou audiência pública, na nessa terça-feira (18), para debater as obras de triplicação da BR-230, que liga João Pessoa a Cabedelo. O debate foi proposto pelo deputado Luciano Cartaxo. “É importante que a gente traga esse tema para buscar as soluções para conclusão dessa obra, saber qual empresa vai tocar as intervenções com a saída do Exército. Já tivemos vítimas fatais naquela região, por isso convocamos órgãos responsáveis e todos que possam debater a mobilidade urbana e resolver a questão”, ressaltou Luciano Cartaxo.
Segundo o DNIT, a Obra de Adequação da Capacidade e Segurança da BR-230, entre o Km 0 e o Km 28, ligando Cabedelo a João Pessoa, foi iniciada em 2016, entretanto teve seus serviços abandonados pelo Consórcio Construtor CONSTRUCAP/COPASA, impedindo a conclusão do empreendimento no prazo estipulado.
Como forma de impedir a paralisação dos trabalhos, em 2020 iniciou uma parceria com o Exército Brasileiro. No dia 28 de abril, o Exército Brasileiro encerrará sua contribuição nesta obra. Porém, segundo o superintendente do DINT, Cacildo Medeiros, a triplicação da BR-230 na Grande João Pessoa terá uma nova licitação, no segundo semestre deste ano, seguindo recomendações de Órgãos de Controle.
Também participaram da audiência o prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo; o coronel Carlos Alberto; o superintendente da PRF da Paraíba, Pedro Ivo Nogueira; e os vereadores de Cabedelo, Hérlon Cabral e Janderson Brito.