A berberina é obtida por meio da planta Phellodendron amurense.
(Crédito: Reprodução)

Seguindo a popularidade do medicamento Ozempic – substância injetável usada no tratamento do diabetes tipo 2 e, mais recentemente, para emagrecer – uma opção natural de efeito similar começou a se popularizar entre usuários da Internet. Trata-se da berberina, um fitoterápico que atua na captação de glicose.

A berberina é obtida por meio da planta Phellodendron amurense e, embora seja natural, o produto não é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e faltam estudos clínicos que comprovem sua eficácia.

Ela tem algo parecido com medicamentos que prometem o emagrecimento, como o Ozempic, que foi desenvolvido por laboratórios sérios para tratar o diabetes, e que alguns endocrinologistas realmente utilizam para perda de peso“, pondera a nutricionista Fernanda Canto. “No entanto, a berberina não pode ser confundida com esses medicamentos. Então é importante lembrar que se você tiver uma glicose controlada e errar na dose de berberina, você pode ter uma hipoglicemia (baixa anormal no nível de açúcar do sangue). E se você tem perfis lipídicos que já estão normalizados e tomar muita berberina, também pode ter problemas“, acrescenta.

A nutricionista reforça que além de não ser uma “solução mágica” para o emagrecimento, a berberina ainda é uma erva, e precisa ser receitada por um nutricionista fitoterapeuta que seja apto a analisar e oferecer o tratamento com toda a segurança.

O emagrecimento vai depende de como está sua alimentação, sua rotina de exercícios, seu sono e sua saúde mental. Não podemos esquecer que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose“, alerta.



Por Perfil