A Resistência surgiu em 2018, quando vivíamos um dos momentos mais nefastos da história recente de nosso País. Companheiros presos, ameaçados, censurados, trabalhadores e trabalhadoras tendo seus direitos vilipendiados, desde o golpe que depôs a nossa primeira presidenta, com o único objetivo de enquadrar o Brasil na agenda neoliberal, que vinha sendo derrotada nas urnas por quatro eleições consecutivas.

Nossa proposta inicial era apenas aproveitar um espaço ocioso no fundo do quintal da nossa casa, para produzir cerveja com rótulos que homenageassem movimentos sociais, revolucionários e pessoas de luta do campo progressista e compartilhar com amigos e amigas que partilhassem dos mesmos ideais.

Mas a ideia se ampliou, nos tornamos a Casa da Resistência e nosso quintal passou a ser espaço de congraçamento de pessoas em luta por um mundo melhor e pela retomada da democracia no nosso país.

Nos anos mais difíceis da pandemia nos recolhemos, mas mantivemos vivo o espírito da Resistência por meio da nossa Comuna da Resistência, integrada por valorosos e valorosas companheiras que mensalmente adquiriam nossos rótulos, criados com exclusividade para quem estava conosco naquela trincheira.

Em 2022, a Resistência saiu de casa e se tornou a Cervejaria Resistência (https://www.instagram.com/resistenciacervejas/). Mas, além de produzir cerveja artesanal da melhor qualidade, seguimos dedicando nossas melhores energias para continuar sendo um espaço democrático, antifascista, antirracista, plural e diverso.

Desde as origens, rompemos com as estruturas das cervejarias tradicionais. Somos uma cervejaria que assume posição ao lado dos movimentos sociais e de todas e todos que defendem os direitos humanos, a democracia, a ciência, o meio ambiente, os direitos sociais.

Recentemente vivenciamos um dos momentos mais angustiantes da nossa existência e pensamos que teríamos que desistir dos nossos sonhos. Mas o amor, a solidariedade e o apoio que recebemos de todos e todas foram fundamentais para que a Resistência não interrompesse suas atividades.

Vencemos o fogo!

Mas empreender, para quem escolhe o lado vermelho da força, é uma tarefa muito mais difícil.

Por isso, para seguirmos firmes na nossa vocação revolucionária e de RESISTÊNCIA, estamos agora lançando a COMUNA PERMANENTE DE RESISTÊNCIA.

Para fazer parte, você pode contribuir com qualquer valor.

Contribuindo com R$50,00 por mês você leva uma garrafa (500 ml) de qualquer uma das nossas cervejas de luta, tem direito a 50% de desconto em um ingresso para qualquer evento realizado no mês da contribuição e ainda nos ajuda a seguir na luta por um futuro mais justo e igualitário. Ah! E após 12 meses de contribuição, você ainda vai receber um brinde surpresa, muito especial!

Mande seu apoio para:
Pix: apoiearesistencia@gmail.com (Anderson de Souza Barra)

 

Cerveja Campesina, do MST/ RN I Imagem: divulgação

A Campesina comercializada na Cervejaria Resistência, na secretaria do MST no bairro da Cidade Alta, nas feiras e, futuramente, no Armazém do Campo, na Ribeira. “É uma cerveja com identidade potiguar, com caráter bem regional. A ideia é que num futuro bem próximo sejam produzidas outras cervejas utilizando frutas e insumos da produção do próprio MST daqui, como já aconteceu quando a Resistência produziu uma cerveja chamada Luiz Maranhão com caju fornecido pelo MST”, revela Anderson Barra.

 



Por Anderson Barra