Arquivos Sintesp

Os conselhos deliberativos da universidade (Consuni, Consepe e Conselho Curador), em longa reunião nesta segunda-feira (29) decidiram pelo encaminhamento do relator que deu um prazo de 10 dias para o reitor Valdiney Veloso apresentar defesa no processo das acusações que pede a sua destituição do cargo e da vice do comando da instituição.

Pesa sobre a gestão do magnífico, um dossiê com graves denúncias onde o acusa de diversas irregularidades. A próxima reunião dos conselhos está marcada para o próximo dia 14 de junho, onde poderá ocorrer de fato, a indicação da saída de Veloso, que deverá ocorrer com a decisão do Ministério da Educação

Mesmo com as ausências do reitor Valdiney Gouveia, a vice Liana Albuquerque, e José Neto, coordenador da Secretaria de Órgãos Deliberativos da Administração Superior da UFPB na reunião dos referidos Conselhos, não impediu que a pauta fosse cumprida .

O dossiê que trata da destituição de Valdiney é dividido em cinco eixos: 1) a repressão e a censura no ambiente acadêmico; 2) o ataque a entidades representativas e movimentos democráticos; 3) o descaso com as condições de vida de estudantes e trabalhadores; 4) a gestão da universidade subordinada ao alinhamento ideológico à extrema-direita; 5) a usurpação e esvaziamento das atribuições e competências dos Conselhos Superiores da Instituição.

Valdiney Gouveia e Liana Filgueira são alvos de protestos desde novembro de 2020, quando assumiram a Reitoria da UFPB, apesar de terem ficado na terceira colocação entre os escolhidos pela comunidade acadêmica. Ambos só foram postos nos cargos após a nomeação de Jair Bolsonaro, então presidente do país.



Por Antonia Sousa