Um incêndio de grandes proporções atinge o Mercado da Encruzilhada, na manhã deste domingo (3). O fogo teve início por volta das 8h50, segundo pessoas que moram próximas ao mercado. De acordo com bombeiros, o fogo teria sido provocado após tentativa frustrada de roubo de cabos de energia.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 9h30, quarenta minutos após o início das chamas e enviou, inicialmente, três viaturas para o local. Contudo, foi necessário solicitar mais reforços para o trabalho da equipe, totalizando 10 viaturas e 40 mil litros d’água para o combate ao incêndio.

O funcionário público aposentado Ademilson Correia informou que, por volta das 8h, viu um homem em cima do telhado do mercado roubando a fiação. Ademilson correu para localizar um guarda municipal ou um policial, mas não havia ninguém. Ele, então, ligou para a administração do mercado, que orientou a chamar a polícia. “Quando cheguei perto do box do sapateiro, ouvi o barulho. O bandido ao puxar o fio provocou o curto circuito e, como havia muitos sapatos no local, o fogo se alastrou rapidamente”, conta Ademilson, que imediatamente acionou o hidrômetro, mas não tinha água. Ele também pegou dois extintores, mas nenhum funcionou. Sua preocupação, então, foi retirar as pessoas do mercado. “Só depois que o fogo já estava destruindo tudo foi que apareceu um guarda municipal”, criticou. Ademilson também pegou um martelo e uma chave de devida e quebrou o cadeado do quadro de energia geral e desligou.

Fernando Ferreira, sapateiro, tinha uma história familiar com mais de 70 anos dentro do Mercado da Encruzilhada. O avô iniciou todo o trabalho e ao longo do tempo conquistaram cinco box que sustentavam toda a família. Os cinco box foram destruídos.

“Nós chegamos aqui desesperados, aconteceu que pessoas estavam roubando a fiação do Mercado e isso provocou todo o incêndio mesmo. Ligamos para a administração do Mercado e disseram para ligar para a Polícia, ligamos para o Corpo de Bombeiros do Recife, demoraram para chegar, isso dificultou tudo. Os instintores daqui não funcionaram. Perdemos tudo, toda uma história, uma labuta grande, por causa de pessoas sem futuro. Estamos sem rumo.”, disse Fernando, bastante emocionado.

Também foi informado que no Mercado havia extintores de incêndio e que os comerciantes teriam tentado utilizar para salvar o que podiam, mas que os objetos não funcionaram.

“Não sabemos a causa do incêndio. Graças a Deus não tivemos nenhuma vítima, a ocorrência foi um sucesso diante da proporção. Foram atingidos 10 box, desses 10, três estavam inutilizados. A informação do furto não chegou para nós oficialmente, ainda não sabemos a causa do incêndio.”, disse o Coronel Fonseca, do Corpo de Bombeiros do Recife.

Em nota, a Prefeitura do Recife reforçou que não houve vítimas e que o fogo foi controlado. Além disso, equipes da Defesa Civil, do Controle Urbano, da Limpeza Urbana e da Conviva Feiras e Mercados estavam presentes no local para prestar o suporte necessário. A prefeitura também afirmou que dará todo o apoio aos permissionários e que os trabalhos para o suporte estrutural e a reconstrução da área atingida serão realizados o mais breve possível.



Por Diário de Pernambuco