A Prefeitura Municipal de Cabedelo entregou, nesta quinta-feira (23), o prédio onde funcionará o Horto Municipal, espaço destinado à produção de mudas para a preservação e o estudo da flora local.

O Horto foi construído com recursos próprios da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em um investimento de, aproximadamente, R$ 740 mil. O equipamento funciona no bairro Bela Vista, ocupando uma área total de cerca 6.600 m², e área construída de pouco mais de 386 m².

O espaço conta com setor administrativo, jardim sensorial, meliponários, canteiros para mudas, apoio do sombrite, galpão (para trituração), baias, depósito de substratos e estacionamentos. Além disso, também é equipado com um auditório para 30 pessoas voltado para palestras sobre educação ambiental.

“É com imensa satisfação que inauguramos esse Horto que vem sendo idealizado desde o início da nossa gestão e que, graças a Deus, conseguimos que o sonho se tornasse realidade. E é mais uma grande obra da nossa gestão e um presente para a cidade de Cabedelo, por tamanha  relevância. No Horto, muitas crianças vão aprender, através de um trabalho educativo, a dar mais importância à natureza. Além de toda gerência de arborização e paisagismo do município que passará pelos técnicos deste local”, ressaltou o prefeito Vítor Hugo em seu pronunciamento durante a inauguração.

Do Horto, sairão as plantas nativas e ornamentais de pequeno porte, floríferas e decorativas que serão usadas nos canteiros e praças de Cabedelo. Além da produção de mudas ornamentais e nativas, o local também servirá para a fabricação de composto orgânico no município, a ser utilizado na arborização, na recomposição da flora e no processo de educação ambiental no município.

Para garantir a qualidade de mudas, o horto contará com dois laboratórios, um de qualidade da água e o outro de qualidade de sementes. Esses lavatórios serão utilizados pela rede de ensino municipal para práticas dos conhecimentos adquirido em sala de aula, entre outras atividades.

Fundo ambiental – A ocasião foi propícia para que a gestão promovesse a entrega de uma viatura, fardamentos e equipamentos ao Pelotão Ambiental da Guarda Metropolitana de Cabedelo. Ao todo foram 40 kits de fardamento completo contendo calça tática, camisa interna dry fit , gandola de combate UV, cinto de guarnição, coldre de arma, porta algema e porta  carregador. Além disso, foi entregue a viatura modelo S10, tipo 4×4, tudo feito com recursos do Fundo Ambiental e que servirão para as atividades dos 13 agentes ambientais que integram o pelotão.

 



Por Redação do Diário de Vanguarda