A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, acredita que a inteligência artificial será uma aliada no combate a fake news. Apostando nisso, ela revelou que um projeto está sendo desenvolvido para atuar como ferramenta para reduzir a criação e disseminação das notícias falsas.
“Temos três juízes que são muito dedicados à IA para combater as fake news. Eles são muito bons, são da Justiça Comum e no momento estão na Justiça Eleitoral, mas pediram para não divulgar os nomes porque estão trabalhando nessa ferramenta e tenho certeza que a Paraíba muito em breve terá novidades neste sentido”, explicou a magistrada durante entrevista à Rádio Manaíra FM.
A desembargadora falou do desafio que será desenvolver a proposta. “O ministro solicitou que todos os presidentes de TREs fizessem um trabalho junto com o setor de Tecnologia da Informação e juízes afetos à questão de informática para que pudéssemos apresentar sugestões contra as fake news. O que vamos fazer é um grande desafio não só para a Justiça Eleitoral, mas para todo brasileiro, é aprimorar a Inteligência Artificial”, explicou.