Um brinde à ciência em duas noites intensas de discussão sobre temas científicos em mesa de bares da Capital. É isso que propõe o Festival Pint of Sciense que será realizado na próxima semana em João Pessoa. Vacinas, genética e evolução será o tema de uma das mesas redondas do evento.

O Pint of Science vai acontecer nos dias 23 e 24 de maio, a partir das 19h nos bares Porks e Gard Beer, respectivamente. Em todo o país, o festival vai acontecer em 123 cidades brasileiras, mas também em outros 25 países, totalizando quase 400 cidades em todo o mundo. O evento contará com mais de 600 pesquisadores e especialistas, que discutirão tópicos relevantes de diversas áreas do conhecimento.

De acordo com uma das organizadoras do Festival, Cíntia Moreira, levar a discussão sobre temas científicos fora da bolha do ambiente acadêmico é uma forma de aproximar os diversos públicos, educar, divertir e desmistificar ideias. “Vamos também incentivar a cultura trazendo o cordel para abrir essas duas noites de encontro”, informa ela que vai declamar o cordel denominado ‘Saúde: encontros que nos fazem bem’, de sua autoria.

E saúde vai ser mesmo a tônica dos debates do segundo dia do evento, no Gard Beer, no bairro dos Bancários. Os eixos vacinas, genética e evolução vão estar na mesa redonda com as participações do professor, enfermeiro e biólogo Matheus Dias, da bióloga e pesquisadora do LACEN, Sarah Alessandra, e do professor e doutor em genética Sávio Torres.

Juntos, eles devem abordar a desmistificação das vacinas, as novidades e coberturas vacinais na atualidade no país, assim como os desafios e evolução da genética na era da desonestidade intelectual.

Já a programação de abertura do evento, dia 23 no Porks, no Bessa, vai trazer temáticas sobre a Cannabis Medicinal, empreendedorismo feminino e inteligência artificial em torno da Mesa Redonda denominada ‘A atuação científica fora do ambiente acadêmico’

O evento é gratuito e visa inspirar jovens estudantes, além de promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país. “Estamos animados porque os bares já anunciaram promoção de bebidas para os participantes do Festival”, avisa Cíntia Moreira.

Para a realização do Pint of Sciense, a organização conta com a ajuda de dez voluntários, dentre eles, alguns estudantes de cursos como Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental, além de outros voluntários engajados em várias ações de divulgação científica. O designer Bruno Máximo é o responsável pela identidade visual de todo o evento.



Por Redação