A sessão começou com a leitura de um relatório por parte do ministro Benedito Gonçalves. Antes, ele fez algumas considerações que o texto já é público e que não tem a nada a ver com voto, mas uma lembrança dos fatos. A Corte avaliará se houve abuso de poder, em uma reunião do político com embaixadores estrangeiros. Na ocasião, Bolsonaro fez ataques às urnas eletrônicas e disseminou fake news sobre as eleições.
A Corte reservou três sessões ordinárias para julgar o caso. Além da sessão desta quinta-feira (22), o Tribunal poderá prosseguir com o julgamento nas sessões subsequentes da próxima terça e quinta-feira (27 e 29). “As sessões dos dias 22 e 29 têm abertura às 9h; portanto, uma hora antes do habitual”, informou o TSE.
De acordo com o relator do caso no TSE, o ministro Benedito Gonçalves, a descoberta das minutas do golpe tem relação com o caso que é investigado. A Corte avalia se houve abuso de poder, em uma reunião do político com embaixadores estrangeiros. A defesa do ex-presidente disse que a reunião não era em momento eleitoral e que ele se usou dos limites da liberdade de expressão.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou o julgamento de uma ação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) que pede a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto, candidatos à Presidência da República nas Eleições 2022. Assista ao vivo acima.
No processo, o PDT acusa Bolsonaro de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicações por conta de uma reunião com embaixadores, no Palácio da Alvorada, em julho de 2022, na qual ele fez ataques ao sistema eleitoral.
Nessa reunião, transmitida ao vivo pela TV Brasil na época, Bolsonaro teceu críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e classificou como “lamentáveis” falas dos magistrados. Ele ainda colocou sob dúvidas os resultados das eleições presidenciais de 2018, na qual foi eleito com 55,13% dos votos válidos.