Reprodução

Tampinhas plásticas que seriam descartadas podem ser revertidas em benefícios para pessoas em situação de vulnerabilidade social e animais abandonados, isto graças ao projeto ‘Tampa Solidária’ que será lançado nesta sexta-feira(2) de junho, às 9 horas no restaurante Cannelle, no bairro da Torre, em João Pessoa.

Toneladas de tampinhas são coletadas no Brasil no sentido de angariar recursos para diversificadas causas. Um simples gesto de doação destes materiais pode ajudar no processo de reaproveitamento, estimular a economia circular e gerar renda tanto para recicladores e entidades sociais.

 

O projeto ‘Tampa Solidária’ surge com estes nortes e com a finalidade de promover a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social cuja atuação abarcará reciclagem, ações para população em situação de rua, famílias  carentes e protetores independentes da causa animal.

Conforme Hidelvânio Macedo um dos idealizadores do ‘Tampa Solidária’ o objetivo é mobilizar o maior número de pessoas da cidade, empresas, entidades, entre outros parceiros para separar as tampinhas plásticas de produtos diversos e doá-las ao projeto.

 

“Na maioria das vezes tampinhas acabam no lixo. Juntá-las é um gesto simples que pode, literalmente, transformar vidas. A causa é especial, espero que a população participe efetivamente, as doações e contribuições são muito bem vindas”, enfatizou Hidelvânio.

Estas tampinhas serão vendidas para uma empresa recicladora que demonstre responsabilidade ambiental e social. Os valores obtidos serão inteiramente revertidos para ajudar o projeto social ‘Multiplicação’ que atua com moradores de rua no centro da Capital. Irá custear também as despesas de protetores independentes que resgatam e cuidam de animais de rua, auxiliando nos gastos como consultas veterinárias, internações, exames, castrações, remédios e rações.


Projeto Multiplicação- atua em João Pessoa há cinco anos e todas as quintas-feiras, o grupo se reúne para atender pessoas moradores de rua e famílias carentes, no cento da Capital. Atualmente o número de beneficiados atendidos varia de 150 a 180 por semana. São doados alimentos, roupas, medicamentos, agasalhos. Além de atividades educativas que realizadas com as crianças, filhas destas famílias.


Doações- poderão ser tampinhas plásticas de garrafas pets, água mineral, suco, iogurte, leite, produtos de limpeza, amaciantes, shampoos e até de potes de sorvete, por exemplo, Não serão recebidas embalagens, apenas as tampinhas. Os pontos de arrecadação ou coleta vão ser definidos pelos organizadores, de acordo com a adesão de voluntários que poderão ser pessoas físicas ou jurídicas. Alguns locais serão divulgados na ocasião do lançamento.


“Qualquer estabelecimento comercial, onde tiver circulação de pessoas, pode aderir ao projeto e se tornar um parceiro como um ponto de coleta. Para isto basta colocar um cartaz da campanha para identificar a ação e um depósito para recolhimento. Lembrando que o material de identificação visual pode ser adquirido pelos responsáveis e depois é só ligar para combinar a retirada dos materiais”.


As pessoas, em suas residências, também podem participar, bastam reservar um pequeno depósito para aglomerar as tampinhas plásticas. Depois é só entrar em contato através das redes sociais do projeto ou entregar nos pontos de coleta mais próximos. Ou poderá ligar no número de whatsApp 83 993050164 que é disponibilizado para esta finalidade.

Eu, enquanto jornalista e educadora ambiental abracei também o ‘Tampa Solidária’ e nossa intenção é fazer cada tampinha doada valer ainda mais, para salvar vidas! O projeto tem caráter educativo de preservação ambiental, economia criativa para transformação e reaproveitamento dos resíduos plásticos. Realizar este projeto é fazer o bem em prol da humanidade,  somos todos um só.

Eu sou Tampa, seja você Tampa! Junte-se a nós !

Para conhecer mais sobre o projeto acesse @tampasolidaria, no Instagram



Por Antonia Sousa