João Pessoa receberá, no dia 29 de setembro, o grupo potiguar Movidos Dança, com o espetáculo “Nuvem de Pássaros” como parte do Palco Giratório, o maior projeto de circulação de artes cênicas do Brasil. Amparado pelo Governo do Rio Grande do Norte, através do Programa Cultural Câmara Cascudo, o grupo tem se destacado por sua performance inovadora e inclusiva, levando a dança contemporânea para diversas regiões do País. A turnê, que contempla 12 cidades brasileiras, será finalizada em Campina Grande (PB), no dia 1º de outubro. Antes disso, o grupo também passará por Petrolina (PE), Mossoró (RN), Maringá (PR), São Luís (MA), Porto Velho (RO) e Macapá (AP).
O espetáculo, que explora descobertas individuais e coletivas inspiradas na trajetória de diferentes espécies de pássaros, será apresentado na capital paraibana após o grupo já ter passado por grandes centros como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ). Em “Nuvem de Pássaros”, o público é convidado a mergulhar em uma jornada de adaptação, resiliência e sobrevivência, espelhando as dificuldades enfrentadas pelas aves em suas migrações.
Fundado em 2018 por Anderson Leão e o bailarino Daniel Silva, o Movidos Dança é composto por pessoas com e sem deficiência, dedicando-se a pesquisas sobre o movimento contemporâneo com o objetivo de fomentar a diversidade corporal no cenário artístico. O grupo é amplamente reconhecido pela sua proposta de inclusão e pelo impacto cultural que provoca nas comunidades onde se apresenta.
Segundo Daniel Silva, diretor geral do Movidos Dança, a oportunidade de participar do Palco Giratório só foi possível graças ao apoio do Governo do Rio Grande do Norte. “O apoio do Governo do estado do Rio Grande do Norte é fundamental em nossas ações e nos dá a possibilidade de maior inserção no mercado cultural da dança. Estamos levando a arte e a cultura do nosso estado para todos os cantos do Brasil, e a apresentação em João Pessoa será um marco nessa jornada, finaliza.”