Fotografia: Quel Valentim

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Fundação Cultural (Funjope), preparou uma programação especial para o final de ano, que acontece, pela primeira vez, no recém-inaugurado Parque das Três Ruas, no bairro dos Bancários. Com atividades realizadas sempre aos sábados, as ações começam neste sábado (23) e seguem até 14 de dezembro, trazendo música, teatro e celebrações natalinas.

Abertura neste sábado (23)

A programação tem início no dia 23 de novembro com atrações que prometem animar o público em um ambiente que já se consolidou como ponto de encontro cultural na cidade.

O Camaleão Musical (30/11)

No sábado seguinte, dia 30, o destaque será o show ‘O Camaleão Musical’, idealizado pelo músico Henrique Ornelas e seu filho Pedro Henrique. O projeto mistura música, brincadeiras e histórias, com uma abordagem lúdica e educativa que encanta crianças e adultos.

“A história se passa numa floresta, onde o camaleão encontra seus amigos e aborda temas como meio ambiente, música e conhecimento, sempre com clássicos que me influenciaram, como Sítio do Pica Pau Amarelo, Toquinho, Vinícius, Gilberto Gil e Jackson do Pandeiro”, explica Henrique Ornelas.

Auto de Natal do Grupo de Teatro Útero (07/12)

No dia 7 de dezembro, será a vez do ‘Auto de Natal’ do Grupo de Teatro Útero, composto por mulheres com mais de 50 anos. Sob a direção de José Maciel, o espetáculo homenageia as pessoas invisíveis da sociedade, com um texto adaptado dos autos natalinos da dramaturga Lourdes Ramalho.

“O Auto vai evidenciar a mulher e passar uma mensagem de respeito e carinho em tempos difíceis. É uma forma de harmonizar nossas diferenças”, destaca Maciel.

Encerramento com Companhia Borandá (14/12)

No dia 14 de dezembro, o encerramento ficará por conta do Auto de Natal da Companhia Borandá, que apresenta o espetáculo Sacra Folia. A peça reimagina a fuga da família sagrada ao Egito, que, nesta adaptação, acaba no Brasil.

Com muita comédia popular, personagens brincantes e elementos da commedia dell’arte, o espetáculo promete arrancar risadas e emocionar. “É um Auto de Natal divertido, cheio de qualidade, que já foi apresentado em lugares como a Bica e a Casa da Pólvora”, ressalta Raquel Apolinário, integrante da companhia.

Espaço vivo para a arte e cultura

Além de levar diversão à comunidade, o projeto transforma o Parque das Três Ruas em um importante ponto de expressão artística. “A programação cultural aqui faz com que o território se torne vivo, oferecendo oportunidade tanto para os artistas quanto para a comunidade”, enfatiza José Maciel.

O público é convidado a prestigiar essas apresentações que, além de promover a cultura local, reforçam a importância de espaços acessíveis para todos.