Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza neste sábado (18), um show musical em alusão ao Dia da Consciência Negra. No palco do Teatro de Arena, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa, estarão Sandra Belê, Elon e DJ Acarajow, a partir das 20h30. As apresentações, que acontecem em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), fazem parte do ‘Festival Pretitudes – Novembro Negro’, que começou na última quinta-feira (16) e termina no domingo (19). A entrada é gratuita e a noite conta, ainda, com a Feira Preta.
Nascida em 1980, no interior da Paraíba, a cantora, compositora, musicista e atriz Sandra Belê é uma artista premiada. Neste momento, está divulgando o seu quinto disco: ‘Cantos cá’. Nesse trabalho ela só interpreta músicas de compositores paraibanos. Sandra, natural de Zabelê, começou a carreira aos 18 anos.
Em 2004, gravou o primeiro disco, ‘Nordeste Valente’, e dois anos depois, foi convidada a atuar na série da TV Globo ‘A Pedra do Reino’, baseada na obra de Ariano Suassuna. Em 2009 e 2011, a artista lançou mais dois discos, que solidificaram seu nome na cena musical paraibana.
Acarajow já integrou o grupo Coco das Manas. Em sua pesquisa musical, ela traz diversos ritmos que tiveram origem nos guetos e periferias do mundo, trazendo desde o afrobeat, samba, reggae, funk carioca e ritmos nordestinos, a exemplo do brega funk e batidão.
Nos últimos anos, Acarajow tem se apresentado em diversas casas de João Pessoa. Também tocou nos quilombos de Caiana dos Crioulos e Ipiranga, além de participar de momentos culturais de encontros dos movimentos de mulheres e movimento negro.
A terceira atração da noite é o cantor e compositor Elon, natural de Pombal. A sua música tem como ponto de partida o cancioneiro popular do Alto Sertão paraibano, assim como também a poética de uma vivência “queer” sertaneja.
Depois do sucesso do EP ‘Tateia’, ele acaba de lançar seu novo trabalho: ‘Extraviado – A costela mais brilhante’. Elon desenvolve um repertório inédito de canções abraçando uma poesia pautada por reflexões cotidianas sobre liberdade, amor e narrativas sobre um ‘sertão queer’.
Atrações do fim de semana – A programação deste sábado começará com Sudailson Kennedy ministrando a oficina ‘Despertando o Circo em Mim’, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Escola de Circo Djalma Buranhêm. Já no Cine Bangüê, haverá a oficina ‘AfroCine – Realização Audiovisual – Oficina Básica de Elétrica, Maquinaria e Iluminação’, com Lúcio César Fernandes, das 13h às 18h. O Memorial Abelardo da Hora, das 15h às 18h, terá oficina com Juce Sebastião: ‘Nawar afro – Estética capilar e turbantes’.
Ainda no sábado, a partir das 19h, no teatro Paulo Pontes, haverá dança clássica com Maria Luiza Pires. Em seguida, dança flamenca, com Helena Eustáquio e Rejane Gomes. Também haverá performance ‘Jurema Preta’, com Ewellyn Lima (dança contemporânea). A partir das 19h45, atração será Tambores do Forte (ainda no teatro Paulo Pontes).
Domingo (19), último dia do Pretitudes, iniciará com a oficina ‘Corpo – Mandinga: Danças de Catimbó, Danças de Encruzilhada’ ministrada por Ewellyn Lima, na Sala Roberto Cartaxo, das 14h às 17h.
A programação ainda contará com circo, teatro e literatura. A partir das 19h, no Mezanino 2 (Rampa 3), haverá lançamentos dos livros ‘Verter-se em caos’, de Mucane Silva e ‘Mimo Viajante’, do autor Edson Gomes. No teatro Paulo Pontes, a partir das 19h30, será apresentado o espetáculo ‘Guerreiro’, de Joziel Santos. Também ‘O circo do palhaço Ditinho’, que começa às 20h30.