O Clube do Conto da Paraíba, o grupo de literatura mais longevo do Brasil, está completando 20 anos. E para comemorar esta data, a Dromedário Editora está lançando uma antologia comemorativa com o título Sábado.
O livro é organizado por André Ricardo Aguiar, Clarissa Moura, Jon Moreira e Romarta Ferreira. Com produção editorial da Dromedário, capa de Luyse Costa e participação de 42 contistas.
O projeto está em financiamento coletivo pelo Catarse através do link https://www.catarse.me/sabado_ccpb. Além do livro, o público pode adquirir diversas recompensas, entre elas, o livro Toda Palavra dá Samba, da escritora Maria Valéria Rezende, também integrante do grupo.
Além dos 42 contos, o livro resgata a história do clube, momentos importantes de várias gerações desde a sua fundação até os dias atuais. Com essa missão, Sábado contém uma segunda parte com depoimentos, atas, fotografias e outros registros históricos.
SOBRE O CLUBE DO CONTO DA PARAÍBA
O Clube do Conto da Paraíba é uma referência para a cena cultural do estado. A dinâmica do clube se mantém inalterada desde sua criação, há 20 anos.
Todo sábado, ao fim de tarde, os escritores trazem contos com temas escolhidos. Cada tema é decidido na reunião anterior por votação. Os contos lidos passam por comentários, palpites e dicas. Ao final da reunião, um integrante, novato ou veterano, fica responsável por fazer a ata.
Sábado é a quarta antologia do Clube do Conto da Paraíba. As anteriores foram: Contos de Sábado (2008), Histórias de Sábado (2011), Porque Hoje é Sábado (2021).
SOBRE OS ORGANIZADORES
André Ricardo Aguiar é escritor e editor, membro-fundador do Clube do Conto da Paraíba, divulgador cultural e revisor. Participa de diversas antologias de contos e poemas.
Clarissa Moura é advogada, escritora, membro do Clube do Conto da Paraíba, do Coletivo Mulherio das Letras-PB, e curadora de textos do Grupo Editorial Triunphus. Participou de várias antologias e coletâneas de contos.
Jon Moreira é professor, escritor e doutor em Letras pela UFPB. Publicou o livro de poemas Anjo Diluidor, pela editora Patuá, além de participar de diversas antologias.
Romarta Ferreira é jornalista, escritora e integrante do Clube do Conto da Paraíba desde 2009. Foi uma das organizadoras da antologia Porque hoje é sábado (2022). Tem contos publicados em coletâneas, sites e jornais.
SOBRE A EDITORA
A Editora Dromedário tem no editor e escritor André Ricardo Aguiar a missão de publicar autores da Paraíba e do cenário nacional. Já tem no seu catálogo livros de poemas e contos, a exemplo de Eugenia Correia (Carapuça), Maria Valéria Rezende (Toda palavra dá samba) e Rosa Alves (Gaiola do vento). Fundada no ano passado, 2023, trabalha com os gêneros do conto, crônica, poesia e romance e com abertura para novos projetos.
PARTICIPANTES DA ANTOLOGIA
Adhailton Lacet Porto, Ana Lia Almeida, Ana Paula Rodrigues, André Ricardo Aguiar, Antônio Mariano, Áquila Teófilo, Carlos Cartaxo, Ceiça Cirilo, Clarissa Moura, Débora Rosa, Deborah Dornellas, Eduardo Fazal, Egberto Vital, Eliene Veloso, Emerson da Cunha, Erivan Araújo, Francisca Vânia, Iasmim Lucena, Isabor Quintiere, Joana Belarmino, João Matias, Jon Moreira, José de Medeiros, Luciana Silveira, Maria Brasil, Maria Valéria Rezende, Nadezhda Bezerra, Norma Alves, Oriana Almeida, Regina Behar, Rejane Cruz, Roberto Menezes, Romarta Ferreira, Rosa Alves Pereira, Sérgio Janma, Suênia Amani, Valeska Asfora, Vanuza Duarte, Vinicius M.S, Wander Shirukaya, Wilma César, Zuza Rocha.