Foto: Amanda Reis

As apresentações, gratuitas, acontecem de 11 a 19 de agosto, sempre às 20h, na UFPB.

De 11 a 19 de agosto, o Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (PPGM-UFPB) realiza a sexta edição do seu Festival Internacional de Música de Câmara. Com masterclasses e apresentações musicais diárias, o evento deste ano será uma fusão entre o erudito e o popular, ao juntar, no mesmo espaço, a música de câmara e a literatura de cordel. Durante todo o evento, acontecerão apresentações gratuitas na Sala de Concertos Radegundis Feitosa e no Cine Aruanda (ambos na UFPB), à noite.

No palco, a poesia que será declamada por cordelistas estará também referenciada no repertório de cada concerto, atendendo a uma proposta que pretende inovar e estreitar o vínculo entre as duas artes. Com a colaboração da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB) e a curadoria do cordelista Merlânio Maia, o festival homenageará a cultura da terra e divulgará a produção artística da área de Práticas Interpretativas do PPGM, ao fortalecer a integração entre os seus docentes e efetivar novas parcerias artístico-acadêmicas com os professores convidados e suas respectivas instituições de ensino. Ao mesmo tempo, oferecerá novas oportunidades acadêmicas aos estudantes, por meio das masterclasses e do contato com professores de outros locais.

Desde a sua primeira edição, o Festival Internacional de Música de Câmara segue uma proposta de interação com outras formas de expressão artística e humanística. Esse diálogo já aconteceu com as artes plásticas, a literatura, o cinema e a filosofia. ​​​“É um evento que enriquece a vida artístico-cultural da universidade e de toda a comunidade, uma vez que os concertos são gratuitos e abertos ao público”, diz o violoncelista Felipe Avellar de Aquino, professor associado do Departamento de Música da UFPB e um dos diretores do evento. ​​​​​

Música e intercâmbio — O Festival Internacional de Música de Câmara PPGM/UFPB nasceu de uma série de concertos realizados regularmente pelo Departamento de Música dessa universidade. Com a criação do seu programa de pós-graduação, em 2004, o departamento passou a receber convidados de diversas instituições (do país e do exterior), para se apresentarem com docentes desse programa. Anos depois, em 2013, o PPGM lançou a Série Concertos Internacionais e a Série Concertos PPGM. Em julho de 2017, esses projetos ecoaram na realização do 1º Festival Internacional de Música de Câmara da instituição. “Assim, demos mais um passo com vistas à consolidação da excelência da produção artística do PPGM, com uma produção anualmente avaliada pelo Qualis Artístico da Capes”, diz o professor.

O 6º Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Pedagogia, Performance e Literatura de Instrumentos de Cordas e pela área de Práticas Interpretativas do PPGM, com o apoio da Reitoria da UFPB, da Direção do CCTA, da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música, da Agência UFPB de Cooperação Internacional, da Fundação de Cultura da Cidade de João Pessoa (Funjope), da Clínica FisioCorpore, da ADUFPB e dos departamentos de Música e de Educação Musical da UFPB. Este ano, tem a direção artística do maestro e violinista estadunidense Paul Chou, regente da Pennsylvania Sinfonia Orchestra, juntamente com o professor Felipe Avellar de Aquino (UFPB).

 

Agende-se

6º Festival Internacional de Música de Câmara

De 11 a 19 de agosto de 2023​,  às 20h

Sala de Concertos Radegundis Feitosa e Cine Aruanda da UFPB



Por Redação