katemangostar/Freepik

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou na manhã desta quinta-feira (23) a nova data para o Concurso Nacional Unificado (CNU), que vai acontecer no dia 18 de agosto em todo o país. Já o local para realização do certame será divulgado junto com o cartão de confirmação do concurso no próximo dia 7 de junho. O CNU, conhecido como o Enem dos Concursos, é a maior prova da história do Brasil, com mais de 2 milhões de candidatos inscritos.

A prova, inicialmente, aconteceria no dia 5 de maio, em mais de 228 cidades do Brasil. Porém, diante das tragédias climáticas que assolam o Rio Grande do Sul, o Governo Federal adiou a aplicação do certame no último dia (3) de maio, dois dias antes da prova. A tragédia que atingiu 468, das 497 cidades gaúchas, já deixou 163 mortos, 72 desaparecidos e mais de 65 mil desabrigados até o momento.

Como a seleção está sendo realizada pela primeira vez, não há um banco de provas para reaplicação. Em comunicado, o MGI garantiu que os mais de 18,7 mil malotes de provas foram recolhidos em todo o Brasil para um local seguro e também foram checados por membros da rede de segurança, que não identificaram qualquer violação dos materiais. Já sobre os locais de remarcação das provas, a pasta precisa confirmar a disponibilidade de cada um dos locais onde aconteceriam o certame mais uma vez, com a prioridade sendo manter os endereços definidos anteriormente.

O documento com detalhes da inscrição estará disponível na Área do Candidato, no mesmo site em que o participante fez a inscrição, no dia (7) de junho, e lá, os candidatos poderão ver se os locais de aplicação foram mantidos ou alterados.