A solicitação foi enviada pelo diretor-geral da corporação, Antônio Fernando, ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino – que encaminhará ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
Atualmente é o MGI o responsável pelas autorizações de concurso, pasta que é comandada pela ministra Esther Dweck.
“Nesse contexto, necessária se faz a obtenção de autorização para a realização de concurso público com o objetivo de prover 219 (duzentos e dezenove) vagas para o cargo de Agente Administrativo, do quadro de pessoal da Polícia Rodoviária Federal, a fim de preencher-se os cargos que encontram-se vagos na referida carreira, cujo provimento ocorreria em janeiro de 2024, caso autorizado o certame”, descreve a PRF.
Segundo o pedido da PRF, se autorizado o concurso, o provimento aconteceria já em janeiro de 2024. Mas, para isso, o aval precisaria sair em tempo hábil para a realização de todas as etapas até o segundo semestre deste ano.
A corporação não realiza concurso para nível médio há quase dez anos e vem de várias tentativas de autorização, mas até então sem sucesso. Em 2021 e 2022, a PRF não confirmou envio de novo pedido, sem renovação.