De 30 de maio a 1º de junho, o Centro Histórico de João Pessoa será palco de uma intensa programação gratuita com oficinas, painéis, palestras e shows, reunindo artistas, produtores culturais e o público em um ambiente de troca e formação. A ação integra o projeto Coquetel Molotov Negócios, que desembarca na capital paraibana com apoio da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Nesta quinta-feira (15), o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, se reuniu com a equipe do festival para alinhar detalhes logísticos do evento, desde a segurança até a ocupação dos espaços públicos e articulação com agentes locais. Segundo ele, a chegada do Coquetel Molotov à cidade representa um passo importante para fortalecer a cadeia da música e das artes na região.

“O Coquetel Molotov já tem uma trajetória consolidada em Pernambuco, e agora estamos apoiando sua realização aqui por acreditarmos no poder desse tipo de iniciativa para fomentar debates e reflexões sobre profissionalização, organização e inserção no mercado cultural. João Pessoa tem uma cena musical rica e diversa, mas ainda precisa de estratégias de capacitação para enfrentar os desafios contemporâneos”, destacou Marcus Alves.

Para Ana Garcia, diretora do Coquetel Molotov, o apoio institucional tem sido decisivo para a construção do projeto na cidade.

“Levar um projeto cultural para uma nova cidade exige escuta e diálogo com os agentes locais. A receptividade da Funjope tem sido exemplar. Desde o início fomos acolhidos com entusiasmo e respeito, o que mostra o compromisso com o fortalecimento da cultura local e com a conexão entre diferentes cenas culturais”, afirmou.

Programação e destaque para artistas locais

Além de João Pessoa, o Coquetel Molotov Negócios também terá uma edição em Campina Grande, nos dias 17 e 18 de maio. Em ambas as cidades, o festival aposta em uma programação que valoriza expressões culturais locais — como as quadrilhas juninas — e incentiva a música independente regional.

Em João Pessoa, os artistas selecionados para os pitchings terão cinco minutos para apresentar suas trajetórias, presencialmente ou por vídeo, no espaço Vila do Porto, das 10h às 12h. Alguns desses artistas serão escolhidos para realizar showcases no palco montado no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, no dia 1º de junho.

Sobre o festival

Com 22 anos de história, o Coquetel Molotov é considerado um dos principais festivais de música independente do país, reconhecido pela curadoria inovadora e pelo estímulo a novos talentos. O braço do festival voltado à formação, o Coquetel Molotov Negócios, tem se expandido com atividades como workshops, debates, pitchings e showcases que fortalecem a economia criativa e impulsionam a carreira de artistas e profissionais da música.