Mais uma etapa importante foi alcançada no apoio à cultura e às artes em Cabedelo. Os recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo já foram depositados nas contas específicas do tesouro municipal, abrindo caminho para a implementação de projetos culturais e fortalecendo o cenário artístico local.

A Secretaria de Cultura e a Secretaria de Finanças do município  deram início aos trâmites legais para a utilização dos recursos recebidos através da Lei Paulo Gustavo, criada para fomentar a cultura e incentivar a produção artística em todo o país.

De acordo com o prefeito Vitor Castelliano “a cidade segue o cronograma de implementação estabelecido pelo Ministério da Cultura, com total transparência e responsabilidade na gestão dos recursos destinados ao setor cultural. A próxima etapa consiste na submissão da matéria para aprovação no Legislativo Municipal, para que, em seguida, o município esteja devidamente autorizado a publicar os mecanismos democráticos legais de acesso ao recurso”, assegurou.

Com a chegada desses recursos, a expectativa é que a cultura em Cabedelo seja fortalecida, abrindo oportunidades para o fomento a produção audiovisual, como também outras ações como espetáculos teatrais, oficinas e projetos artísticos nas mais diversas linguagens.

Em nota publicada nas redes sociais, a Secult – secretaria de cultura e turismo, diz que a população cabedelense pode aguardar por novidades em breve! A cidade estará ainda mais viva com a promoção da diversidade cultural e a valorização dos talentos locais. Os artistas e produtores culturais podem ficar atentos aos canais oficiais da Prefeitura para acompanhar os procedimentos para acessar os recursos e realizar seus projetos.

O secretário Municipal de Cultura Igobergh Bernardo afirmou que “o Plano que foi aprovado pelo Ministério da Cultura foi desenvolvido de forma colaborativa nas reuniões setoriais desenvolvidas pela equipe da SECULT e representes da Cadeia produtiva da cultura local e garantirá o repasse de mais de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) para os grupos e artistas locais”.

Procurada pela reportagem do Diário de Vanguarda, a secretária adjunta da Secult de Cabedelo, Vera Simões, falou à  que “a Lei Paulo Gustavo representa um importante passo na construção de uma sociedade que valoriza e preserva suas raízes culturais, permitindo que a arte seja um vetor de transformação e inclusão social. O incentivo à cultura é fundamental para o desenvolvimento da cidade, estimulando a criatividade e a expressão artística, além de promover a geração de emprego e renda para os profissionais da área. Acompanhe nossas próximas atualizações e prepare-se para fazer parte dessa nova era cultural em Cabedelo!”, finalizou.



Por Edileide Vilaça