“A produção ‘Ainda estou aqui’, representando o Brasil, foi escolhida para concorrer a uma vaga no filme internacional do Oscar 2025. A lista de pré-selecionados será divulgada em 17 de dezembro. Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o filme, que ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, tem estreia marcada para 7 de novembro.”
O filme estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello concorria com outras cinco produções: “Cidade; Campo”, de Juliana Rojas; “Levante”, de Lillah Halla; “Motel Destino”, dirigido por Karim Aïnouz; “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, de Haroldo Borges; e “Sem Coração”, de Nara Normande e Tião.
Ainda Estou Aqui é um filme brasileiro de 2024, do gênero drama biográfico, dirigido por Walter Salles, e estrelado por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, que interpretam Eunice Paiva em diferentes fases da vida, além de Selton Mello no papel de Rubens Paiva. O roteiro de Murilo Hauser e Heitor Lorega foi baseado no livro homônimo de 2015, de Marcelo Rubens Paiva. O filme foi distribuído nos mercados internacionais como I’m Still Here.
A trama retrata a história autobiográfica de Marcelo Rubens Paiva, que aborda a vida de sua mãe, Eunice Paiva, uma advogada que acabou se tornando ativista política na sequência do sequestro de seu marido pela ditadura militar brasileira, que o tirou de casa para nunca mais retornar.
O filme estreou no Festival de Veneza em 1 de setembro de 2024, ocasião em que “emocionou e levou o público de Veneza às lágrimas”, tendo sido aplaudido por dez minutos consecutivos pelo público, com a atuação de Fernanda Torres sendo aclamada. O filme foi premiado com a Osella de Ouro de Melhor Roteiro. Em outras exibições no mesmo festival, foi consistentemente ovacionado.
O filme será distribuído internacionalmente, incluindo os Estados Unidos, pela Sony Pictures Releasing, através do selo Sony Pictures Classics.
Fonte: Wikipedia
Flávio Matos
É diretor, ator, roteirista e produtor de cinema.