Todos nós já sabemos dos benefícios físicos e mentais que os exercícios físicos proporcionam a nossa vida. Além de melhorar a capacidade cognitiva, reduzem os níveis de ansiedade e estresse; sem contar, ainda, a liberação de vários hormônios que promovem nosso bem estar.

Na Medicina Tradicional Chinesa, existe uma técnica milenar que é constituída por movimentos, técnicas de respiração, massagens, sons e relaxamento. E o melhor é que você pode praticá-la em casa, várias vezes ao dia, sozinho ou acompanhado. De acordo com a MTC e seus princípios, o QI (energia vital) precisa fluir pelo corpo para que obtenhamos bem estar.

Muitas doenças estão relacionadas à estagnação dessa energia, algumas vezes em órgãos, outras vezes relacionada a vários meridianos.

Essa técnica chama-se QI GONG (Chi Kung) e trata-se de uma prática milenar que teve origem na Dinastia Song (960-1279) e que foi desenvolvida e aprimorada durante a Dinastia Qing (1644-1912).

O termo pode ser traduzido como “sopro vital” que flui no nosso organismo impulsionando sangue e energia.

Suas práticas visam manter a energia vital em equilíbrio. O Qi Gong utiliza-se de 2 técnicas: a meditativa e a dinâmica. Estas têm atuação sobre o corpo fisico ‘emocional’, energético e mental.

Considerada uma prática terapêutica, promove o relaxamento corporal aliviando estresse e ansiedade, unindo movimentos com respiração consciente, proporcionando, assim, momentos de paz, equilíbrio e conexão. Além do mais, melhora a flexibilidade, a postura e auxilia no equilíbrio propiciando mais energia e disposição.

Seus movimentos, precisos e suaves, auxiliam na manutenção do equilíbrio das emoções, aumentando o nivel de serotonina e cortisol, reduzindo o medo, ansiedade e raiva.

Atua como um medicamento natural, ajudando no funcionamento dos sistemas digestório, respiratório e circulatório, bem como auxilia também no aumento da imunidade.

É uma ginástica terapêutica simples, gratuita e de grandes resultados com comprovação de resultados milenares.

O auto cuidado é um gesto de amor.

Precisamos entender que praticamos o auto amor quando cuidamos do nosso corpo, da nossa saúde e da nossa alimentação.

A prática da atividade física é um passo fundamental para isso.

É possível encontrar, dentre inúmeras opções, um exercício que nos faça sentir bem. Seja na academia, nos esportes, na dança, na luta ou no Qi Gong.
Sua energia e seu corpo precisam de movimento e de momentos de prazer.

Movimente-se!