Deus dotou todos os seres humanos do seu atributo divino chamado de livre-arbítrio. Esse é o poder de decisão e ação que recebemos para sermos co-participantes da obra da Criação. Agora esse atributo não nos livra das consequências das nossas ações.

Portanto, o discurso de alguns políticos radicais de extrema direita de que o aquecimento global é a vontade de Deus é uma estupidez sem limites. Eles dizem também que só Deus pode mexer no clima do Planeta o que denota ignorância e desprezo pela vida em todas as suas formas.

Obviamente que existem fenômenos climáticos como El Niño, entre outros, que acontecem pelo movimento da natureza. Mas os efeitos desses fenômenos poderiam ser minimizados se os seres humanos usassem o livre-arbítrio para preservar a natureza e não destruí-la.

O desmatamento de matas ciliares às margens dos rios e nascentes, queimadas, interferências irracionais no meio-ambiente têm consequências terríveis que afetam o bem-estar das pessoas. Nada é mais essencial para a vida humana do que o ar e a água. E por ganância poluem o ar e sujam as águas. Isso é a vontade de Deus? Ou o resultado de um capitalismo selvagem que coloca os interesses financeiros acima da vida?

Estamos vendo rios amazônicos se transformando em poças de água. Florestas virando desertos áridos e um calor insuportável afetando o bem-estar das pessoas. O resumo é uma ópera trágica antecipando o Apocalipse descrito nas Escrituras sagradas. Isso é a obra de Deus?

Além das queimadas imensas na zona rural a gente assiste pessoas queimando lixo doméstico nas cidades quando a temperatura ambiente beira os 40 graus. E o que tem Deus a ver com isso?