Festival Mulheres+ celebra sua quarta edição com cinema gratuito no Parque Parahyba 1 e programação inclusiva
O Festival de Cinema Mulheres+ chega à Paraíba em sua quarta edição trazendo uma programação pautada na valorização da diversidade feminina.
O evento de abertura será no sábado (07) de dezembro, no Parque Parahyba 1, junto com a Feira das Pulgas, em João Pessoa, com a exibição gratuita do documentário “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”, dirigido por Pedro Bronz.
Além de garantir alta qualidade de som e imagem, a sessão contará com distribuição de pipoca e refrigerante e copos do Festival, além de sorteio de camisetas.
A ação é patrocinada pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
A produção é da Inffinito Nordeste.
No dia 8 de dezembro inicia a mostra online na plataforma do Festival www.inff.online, reunindo cerca de 50 produções – todas protagonizadas ou realizadas por mulheres cis e trans, indígenas, LGBTQIAPN+, como diretoras, roteiristas, produtoras e fotógrafas. Com uma vasta programação composta por 4 mostras, masterclass, 2 debates e oficina de roteiro.
As exibições são gratuitas e vão até 15 de dezembro.
Mostras virtuais:
As mostras virtuais incluem três categorias principais:
LGBTQIAPN+: Com curadoria da cineasta e roteirista Julia Katharine, essa mostra reúne produções que exploram narrativas e vivências da comunidade LGBTQIAPN+.
Cineastas Indígenas: Curada pela cineasta Graci Guarani, a mostra destaca a produção audiovisual realizada por mulheres indígenas, ampliando o debate sobre representatividade e cultura originária.
Panorama: Com curadoria da documentarista Adriana L. Dutra, a mostra apresenta longas e curtas-metragens de ficção e documentários que evidenciam a força das narrativas femininas.
Formação e debates
Oficina de roteiro para iniciantes: Ministrada pela roteirista Yoya Wursch, conhecida por seus trabalhos em filmes e telenovelas brasileiras, a oficina ocorrerá nos dias 14 e 15 de dezembro, das 13h às 16h, com 50 vagas destinadas aos paraibanos.
Masterclass sobre Produção Audiovisual por Mulheres Indígenas: Conduzida pela cineasta Graci Guarani, a masterclass acontecerá no dia 8 de dezembro, das 11h às 13h, proporcionando um mergulho na perspectiva indígena do cinema.
Programação Festival Mulheres+:
Sábado, Dia 07 de dezembro:
Exibição do filme ANDANÇA – OS ENCONTROS E A MEMÓRIA DE BETH CARVALHO, de Pedro Bronz
Horário exibição: 19h
Classificação etária: Livre
Acessibilidade: Haverá intérprete de libras e legendagem descritiva
Local: Parque Parahyba 1 – Rua Cel. José Gomes de Sá Filho – Jardim Oceania, João Pessoa (dentro da programação da Feira das Pulgas que começa às 16:30)
Mostra Virtual: De 08 a 15 de dezembro com exibições gratuitas
Confira a programacão completa no:
Produção local – Sylvana Toscano Produções
Agende-se - Por Sylvana Toscano
Produtora Cultural. Amante das Artes. Atua em eventos e projetos culturais na capital paraibana. Foi Designer Gráfica do histórico Jornal o Norte e empresária por dez anos em Brasília. Está sempre antenada com a programação da cidade.