A chegada do século XXI, apresente conceitos que revolucionaram a nossa forma de pensar as organizações, inclui aqui, o lançamento do livro “Nascimento da Era Caórdica” de Dee Hock, fundador e CEO emérito da Visa. O autor apresenta como o caos e a ordem podem contribuir para fazer um novo farol de inovação no pensamento empresarial.
A obra de Hock não é apenas teórica; ela é um manifesto sobre como as organizações podem e devem evoluir. É uma transmutação da era mecanicista para a era biológica, Dee Hock busca na compreensão das células, a lógica do conceito das equipes auto-gerenciáves. “Era Caórdica”, conforme descrito no livro, sugere uma era de transformações profundas nas estruturas sociais e empresariais, questionando e substituindo hierarquias rígidas e paradigmas burocráticos por sistemas mais flexíveis, descentralizados e auto-organizados.
O impacto da nova “Era” no mundo dos negócios é inquestionável, todavia, difícil de execução para muitas das empresas que seguem o modelo taylorista. Mas, não demorou para que os estudos de Hock, influenciasse, desde startups ágeis até conglomerados globais que buscaram remodelar suas estruturas para se tornarem mais adaptáveis e inovadoras. O livro também redefiniu a natureza da liderança, enfatizando a importância de liderar por inspiração e empoderamento, em vez de através de controle e autoridade, desatualizando conceitos pilares da gestão.
Além de ser uma obra revolucionária sobre gestão e organização, o livro serve como uma autobiografia intelectual de Dee Hock. Ele apresenta suas experiências à frente da Visa, mostrando como a empresa migrou de uma associação fragmentada de bancos para uma das maiores e mais bem-sucedidas multinacionais. Suas lições de liderança não são apenas narrativas; mas verdadeiros insights que podem ser aplicados para enfrentar desafios em qualquer contexto organizacional.
O Livro “Nascimento da Era Caórdica” é uma leitura essencial não só para líderes empresariais e gestores que desejam implementar uma nova dinâmica organizacional, mas também para aqueles que buscam compreender os alicerces teóricos que podem revolucionar a maneira como as organizações funcionam e são percebidas. O mundo se movimenta e as organizações precisam se adaptar à uma nova ordem global, compreendendo que a gestão do caos e ordem pode revolucionar os modelos mais tradicionais e permitir a ousadia da criatividade, como forma de promover a inovação.
Denise Gadelha
Administradora de Empresas. Mestre em Marketing. Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Professora da UFPB e Palestrante. Apaixonada pelo Empreendedorismo e pelos Livros