O espaço da coluna foi facultado para uma das maiores entusiastas do projeto Diário de vanguarda, Raissa Maria Queiroz, professora de língua inglesa em escolas públicas do estado e município de Baía Formosa, do Rio Grande do Norte.
A transferência de dados no mundo de hoje contribuiu para o aumento de dificuldade de foco e atenção dos alunos durante as aulas. Foi necessária então a aceitação de métodos a segregação que pode melhorar a atenção e a concentração desses alunos. O Yoga na educação é capaz de fazer testes e estratégias que atendam a esses objetivos e os apliquem, além da não violência.
O Yoga é um sistema milenar de conhecimento, que busca a integração entre o corpo e a mente através de práticas corporais e realinhamento de valores morais e espirituais, dessa maneira sua prática implica em uma reavaliação na percepção e na compreensão da educação em valores, orientada não só para o processo de ensino e aprendizagem, mas para o ensino integral do ser.
O Yoga se apresenta como uma prática que proporciona benefícios para a saúde das pessoas, por este motivo foi adotado pelo Sistema Único de Saúde como uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) que são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças, bem como uma prática importante na atenção primária em saúde.
Aprender a conviver é um dos pilares da Educação neste século. Sugere-se também melhorar a educação social na escola desenvolver habilidades de resolução de conflitos em toda a comunidade escolar através do diálogo. Programar projetos e ações colaborativas que abordem as relações entre a equipe escolar pode contribuir para isso.
Dessa maneira, o Yoga como prática de trabalho pode ser inserido e organizado como parte do cotidiano do trabalho nas instituições de ensino para a melhoria da aprendizagem, concentração e criação de uma cultura de paz, minimizando assim a violência no ambiente escolar e promovendo a integração e a promoção de bem-estar nas instituições, sem perder sua essência filosófica e refletir sobre o paradigma da integração corpo e mente.
Para tanto, é preciso a realização de mais pesquisas sobre Yoga em diferentes ambientes para que seja possível perceber e mensurar seus impactos e benefícios para a qualidade de vida, saúde do corpo e mental.
A implantação do projeto no ambiente escolar possibilita que exercícios considerados simples possam silenciar os alunos e melhorar a concentração para a realização de tarefas.
Em uma sala de aula típica, a prática dessas atividades relacionadas à Yoga e outra flexibilidade permitem aos alunos uma nova experiência de conhecimento de si mesmos e a relação com os outros, a partir do contato com a respiração profunda e técnicas projetivas.
Fatores como diálogo, respeito, estão diretamente relacionados aos ensinamentos do Yoga, que através dos seus ensinamentos promovem um ambiente de harmonia e equilíbrio na sala de aula, promovendo a diminuição do estresse na sala de aula.
De acordo com os relatórios, pesquisas a importância de continuar a se aprofundar neste ensino e desenvolvem no aluno a integração e a convivência benéfica entre os alunos.
É interessante pensar no diálogo entre a bioenergética e hatha-yoga, pois ambas trabalham na perspectiva da integralidade do ser, através de exercícios que buscam a saúde do corpo e da mente.
Dessa maneira, trabalhar em sala de aula os conceitos e as práticas, construindo assim um ambiente harmonioso e propício a aprendizagem.
A prática do Yoga possibilita uma proposta de ensino e aprendizagem com os conhecimentos filosófico-práticos do Yoga, do conhecimento de si e da construção de uma cultura de paz, tão necessária na comunidade escolar.
Para tanto a prática do Yoga promove o conhecimento e a valorização dos indivíduos através sobre as características físicas, emocionais e sociais. O Yoga não se trata apenas uma ferramenta para modificar o comportamento dos alunos, mas de princípios e práticas que promovem o conhecimento de si e contribuem para relações harmoniosas no ambiente escolar.
Cabe salientar que a vivência do Yoga na Educação proporciona benefícios afetivos, sociais, cognitivos e físicos para os alunos, através do autoconhecimento, promovendo a e a autoestima e ampliando o conhecimento da corporeidade.
Podemos perceber através dessa pesquisa que a atividade realizada com as práticas do Yoga que é uma excelente ferramenta para manter a atenção e dessa forma promover a aprendizagem
Os referenciais teóricos que foram utilizados nesse estudo compreenderam desde as práticas corporais, a filosofia do Yoga e as teorias da bioenergética perpassando a utilização dessas metodologias para a Educação e que permitem aos professores a implantação desses conceitos para uma formação integral.
Na concepção que essas práticas podem contribuir sobremaneira na aprendizagem, através da integração da mente e do corpo, da respiração como forma de concentração e na construção de um ambiente e uma cultura de paz nas instituições de ensino.
A prática do Yoga possibilita um novo paradigma na escola, pois a cultura oriental tem as premissas de apaziguamento da mente e da integralidade, bem como a prevalência da cultura de paz, pois as instituições de educação atualmente têm muitos problemas de violência.
Com o advento da pandemia de Covid-19 as questões emocionais e de saúde mental ficaram evidenciadas, a comunidade escolar está bastante fragilizada e as práticas do Yoga podem se inserir nesse contexto, trabalhando na sala de aula a gestão das emoções, o controle da respiração e a harmonia nas instituições escolares.
A revisão da literatura demonstrou que a prática de Yoga no ambiente escolar,contribui na qualidade física, através das práticas corporais, para diminuir o sedentarismo infantil, redução do peso, bem como na saúde psíquica dos alunos através da melhoria dos estados emocionais, da autoestima, na ansiedade, estresse e até mesmo na qualidade de aprendizagem, pois estimula a concentração e acalma a mente.
Acreditamos que esse estudo pode oferecer alternativas e estabelecer uma nova forma de aprendizagem que prioriza o bem-estar físico e a saúde mental tão necessários nos dias atuais, pois estudos apontaram que através da prática do Yoga diversas dificuldades como por exemplo, a falta de atenção dos alunos pode ser mitigadas.
Análise com pesquisa - Por Edileide Vilaça
Tem mestrado em Jornalismo, especialização em Linguística e graduada em Comunicação Social, todos pela UFPB. Acumula mais de 30 anos de experiência em assessorias parlamentares, produção cultural, em rádios e TVs da Paraíba. Idealizadora da ONG Casa Formosa(Baía Formosa/RN). Acadëmica de Direito. Editora do Diário de Vanguarda.