Foto: Reprodução

Ao contrário das divergências e fissuras visíveis entre as principais lideranças do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em João Pessoa, no impasse de lançar candidatura no pleito de outubro deste ano, na vizinha capital do Rio Grande do Norte, a militância e dirigentes da legenda desfrutam de total convergência em torno do nome da Deputada Federal Natália Bonavides, tanto em âmbito local quanto nacional. Uma prova disso foi a presença da deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, neste fim de semana cumprindo agenda em Natal, onde participou de um ato político junto da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), para fortalecer a pré-candidatura da deputada federal Natália Bonavides à prefeitura de Natal.

Em seu discurso, a parlamentar enfatizou que a candidatura da Natália é prioridade do PT nacional.

(Vídeo: https://www.instagram.com/divaneidebasilio/)

Em um contexto marcado por alianças políticas e estratégias eleitorais, a candidatura de Natália Bonavides pela Federação Brasil da Esperança (FE BRASIL) surge como um símbolo de coesão e liderança para o Partido dos Trabalhadores (PT) e seus aliados. Composta pelo PT, Partido Comunista do Brasil (PC do B) e Partido Verde (PV), a FE BRASIL visa construir um programa de governo coeso, nos moldes do que foi feito durante o Governo Lula, evidenciando a capacidade de Natália em unificar o partido, à semelhança da governadora Fátima Bezerra.

Para Gleisi Hoffmann, presidente do PT, Natália é uma figura de grande relevância, capaz de estabelecer diálogos significativos com a sociedade, como demonstrado pelo expressivo apoio recebido nas urnas. Essa coalizão de forças políticas tem como objetivo consolidar uma presença feminina marcante nas eleições, buscando eleger mais de 30% de candidatas mulheres, em consonância com o projeto interno “Elas por Elas”.

O alinhamento político e administrativo que se desenha com a possível vitória de Bonavides reflete não apenas um avanço no protagonismo feminino, mas também a consolidação de um projeto de governo progressista, representado pela tríade Lula, Fátima e Natália. Gleisi destaca que a população de Natal teria uma “oportunidade histórica” ao ser governada por uma mulher comprometida, competente e sensível.

Em um movimento de união e fortalecimento do PT estadual, Natália surge como uma figura capaz de canalizar as aspirações populares e conduzir a capital potiguar para um novo horizonte político. Com diálogo aberto com diversas forças políticas, incluindo PDT, MDB e PSOL, a pré-candidatura de Bonavides se firma como uma alternativa sólida e consolidada, capaz de ampliar sua representatividade e alcançar novos segmentos da sociedade.

A criação de uma coordenação conjunta para desenvolver estratégias demonstra o compromisso do PT com uma campanha eleitoral inclusiva e participativa. Natália, ao unir o PT local e dialogar com diferentes setores da cidade, emerge como uma liderança política capaz de enfrentar os desafios e construir um futuro promissor para Natal.

A propósito, já tínhamos cantado essa pedra aqui, um ano atrás, nesta mesma coluna:
Mulheres nos espaços de poder: injustiças ou perspectivas