Durante todo o mês, projeto vai percorrer 05 bairros da cidade, beneficiando mais de 200 mulheres
Um dos principais e mais importante exames de prevenção e diagnóstico de câncer de mama, a mamografia está sendo oferecida em Cabedelo durante todo este mês de outubro de forma gratuita e itinerante.
Em parceria com o projeto Carreta Amigos do Peito, a ação teve início nesta terça-feira (15) pela Policlínica Municipal, e vai percorrer outras 4 localidades, dando a oportunidade a mais de 200 mulheres realizarem exames de Mamografia de rastreamento e Diagnóstica.
Na Policlínica, serão ofertados, durante todo o dia, 80 mamografias para mulheres de idade entre 40 a 69 anos (com exames de mamografia de rastreamento para mulheres a partir dos 35 anos).
A ação, promovida pelas Secretaria de Saúde (SES) e de Políticas Públicas para Mulheres e da Diversidade Humana (SEPMDH), também oferece ações educativas sobre a prevenção do câncer de mama e do colo de útero e orientações para a realização do autoexame.
Pela programação da Secretaria de Saúde, o serviço, que é ofertado por demanda espontânea, segue nesta sexta-feira (16), no Renascer II (em frente à USF), a partir das 17 horas. Na ocasião, serão oferecidos 40 exames. Já no dia 23, será a vez do Renascer III (ao lado da quadro do bairro), também a partir das 17 horas, com a oferta de 40 exames. A carreta se despede da cidade no dia 25, no bairro do Jacaré, a partir das 17 horas, onde também serão oferecidos 40 exames. A tenda da equipe será instalada em frente a loja de roupas Life. Para a realização do exame é necessário levar comprovante de residência, cartão do SUS e documento de identidade.
“Descentralizar a oferta de serviços de saúde tem sido uma marca da nossa gestão e, nessa campanha do Outubro Rosa, mês de incentivo aos cuidados de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, continuamos levando serviços de saúde para os bairros, desta vez com um diferencial, também em horário noturno para que a mulher trabalhadora consiga realizar a mamografia, receber orientações sobre os cuidados com a saúde e o autoexame preventivo, que pode salvar vidas”, destacou a secretária de Saúde, Irani Soares.
Além dessas ações itinerantes, as USF’s seguem realizando exames citológicos, encaminhando para especialista e exames específicos, de acordo com a necessidade e promovendo ações educativas em salas de espera.
A Policlínica Municipal Leonard Mozart também segue engajada na campanha, ofertando consultas e exames para as mulheres.
“O nosso serviço está à disposição da população para contribuir na prevenção do câncer de mama e do colo de útero. Dispomos dos especialistas em mastologia e ginecologia, exames de ultrassom mamária e transvaginal, além do acompanhamento psicológico para as mulheres que necessitarem, é só procurar o agendamento na USF do seu bairro”, destacou Luíza Tereza, diretora da Policlínica.
As mulheres que moram no Centro e redondezas aproveitaram a ocasião para realizar a mamografia.
“Para mim, foi maravilhoso essa facilidade de fazer o exame aqui mais perto de casa. A última vez que eu tinha feito foi em 2020 e eu sei que é sempre bom cuidar da saúde, manter os exames em dia”, disse Lindaci Florentino Pereira, 45 anos, moradora de Camboinha III.
“Eu sempre aproveito a campanha e faço os exames todo ano porque acho muito importante cuidar da saúde. Aqui em Cabedelo a gente é feliz e não sabe! É um privilégio poder realizar o exame quase na porta de casa”, finalizou Valderlúcia da Silva Alves, 67 anos, moradora do Centro.