O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) selecionou 43 vídeos e 615 espaços exibidores para a 14ª edição do Circuito Tela Verde (CTV). Os espaços exibidores contemplam instituições de todas as regiões do país e quatro estrangeiras, localizadas no Canadá, Estados Unidos e Moçambique. No Rio Grande do Norte, foram escolhidos doze espaços, entre eles a Associação Casa Formosa, com sede em Baía Formosa. A mostra vai integrar a programação 2025/2026 do projeto Cineclube Casa Formosa.
O objetivo é divulgar e estimular atividades de Educação Ambiental, por meio da linguagem audiovisual, e assim fomentar a construção de valores culturais comprometidos com a sustentabilidade.
Os vídeos abordam temas relacionados aos povos e comunidades tradicionais, educação ambiental, biodiversidade, desenvolvimento rural sustentável, meio ambiente, direitos humanos e racismo ambiental, entre outros.
Para a seleção, foram considerados critérios que incluíram a conformidade com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), o alinhamento com as demais políticas de meio ambiente e a qualidade técnica de som e imagem. Além disso, em parceria com a Ecofalante, foram incorporados a essa edição cinco vídeos da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.
Para a 14ª edição, foram selecionados 43 vídeos, distribuídos nas seguintes categorias: Biodiversidade (4 vídeos), Desenvolvimento Rural Sustentável (2 vídeos), Educação Ambiental (14 vídeos), Florestas (1 vídeo), Meio Ambiente e Direitos Humanos (4 vídeos), Mudança do Clima (1 vídeo), Ordenamento Ambiental Territorial (2 vídeos), Povos e Comunidades Tradicionais (12 vídeos), Qualidade Ambiental (1 vídeo), Racismo Ambiental (1 vídeo), Unidades de Conservação (1 vídeo).
Além disso, em continuidade à parceria com a Mostra Ecofalante de Cinema, foram selecionados 5 vídeos nas seguintes temáticas: Meio Ambiente e Direitos Humanos (3 vídeos) e Povos e Comunidades Tradicionais (2 vídeos).
As exibições serão acompanhadas de debates, visando promover a reflexão e o aprofundamento dos conteúdos apresentados nos vídeos, bem como o conhecimento da realidade nacional e das diversidades regionais, motivando análises e intervenções no sentido da sustentabilidade local.
O Circuito Tela Verde (CTV) é uma iniciativa da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), realizada pelo Departamento de Educação Ambiental e Cidadania (DEA). Desde 2009, o CTV já selecionou mais de 500 vídeos relacionados a essa temática e registrou mais de 10 mil espaços exibidores.
No Rio Grande do Norte, os espaços selecionados foram:
* Associação Horto Florestal Parque das Serras – Natal
* Associação Casa Formosa – Baía Formosa
* Ambiental e Urbanístico – SEDAU – Goianinha
* Centro de Práticas Agroecológicas do Seridó – Recanto Ribeirinho – Caicó
* Escola Estadual João Tomás Neto – Lagoa de Pedras
* Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN) – Natal
* Instituto Gamboa do Jaguaribe – Natal
* Kurta na Kombi – Natal
* Núcleo de Gestão Integrada – NGI ICMBio – Mossoró
* Ponto de Memória José Milanez – Lagoa Nova
* Secretaria Municipal de Educação de Natal – Prefeitura de Natal
* Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Canguaretama – Prefeitura de Canguaretama