Para difundir os potenciais da cadeia produtiva do café, o Sebrae no Rio Grande do Norte promoveu nessa segunda-feira (18), o Seminário AgroNordeste Cafeicultura no RN, no Hotel Serrano, em Martins, na região serrana do Alto Oeste Potiguar.  Com o tema ‘A dinâmica inovadora do café’ o evento faz parte das ações do Programa AgroNordeste. O objetivo é estimular o surgimento de novos produtos com agregação de valor, especificamente o café, entre os produtores rurais, especialistas, profissionais, consumidores e apreciadores da bebida no estado.

Na programação do seminário incluiu palestras técnicas e oficinas de harmonização do café especial com a produção do terroir local, palestras sobre as oportunidades do mercado de cafés especiais, a história do Café Jaçanã do RN, a cafeicultura na Paraíba, a retomada do cultivo em Portalegre, a torra e a conexão com os produtores, e a experiência do Festival de Cafés do RN, além de oficinas sobre harmonização de cafés e como preparar o café especial em casa.

O objetivo é o resgate da cultura do café, que foi tão expressiva no Rio Grande do Norte na década de 80, e apresentar caminhos aos produtores rurais do estado para gerar mais ganhos, por meio de uma produção com alto valor agregado, que são os cafés especiais.

O diretor técnico do Sebrae RN, João Hélio Cavalcanti Júnior, destacou a  importância da integração do Nordeste para o resgate da cultura do café e de outras culturas existentes  na região.

 

 



Por Edileide Vilaça