Do toré ao samba! Pelo terceiro ano consecutivo, o Bloco Rabo do Elefante promete movimentar Baía Formosa com uma programação multicultural que une tradição e alegria. Pela primeira vez, o bloco levará às ruas uma bateria de escola de samba, Mestre Fuba, além de um grupo de toré, DJ, ala-ursas, perna de pau e outras atrações. A concentração começa às 16h, em frente ao Ponto de Cultura Casa Formosa, na Rua Nova, neste sábado, 15 de fevereiro.

Neste ano, as integrantes da Associação Casa Formosa, responsáveis pela organização do Bloco Lírico-Musical Carnavalesco Rabo do Elefante, optaram por um ritmo genuinamente brasileiro para embalar o arrastão: o samba! A animação ficará por conta da Bateria da Escola de Samba Pura Explosão, de João Pessoa, que estará conectada ao som de um paredão.

Multiculturalidade – A festa começa já na concentração! Às 16h, o esquenta será comandado pela DJ Claudinha Summer, tocando muito frevo e axé. Em seguida, a abertura oficial será marcada por um ritual dos povos indígenas potiguaras da Baía da Traição(PB), com o Grupo de Toré, formado por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Azevedo. A apresentação traz a tradição da dança ritualística indígena, que mistura música, brincadeiras e religiosidade.

Na sequência, é a vez do hino oficial do bloco, que será entoado pelo carnavalesco, cantor e compositor Mestre Fuba, autor da canção. E então, a cidade será tomada pelo ritmo do samba, com a Bateria Pura Explosão e o paredão de Shirleno, arrastando os foliões pelas principais ruas do centro.

Após o percurso com a bateria, a festa continua em frente ao Ponto de Cultura Casa Formosa, com DJ Claudinha Summer animando os foliões até as 22h.

Turismo e Empreendedorismo

Baía Formosa, já conhecida como um dos destinos mais procurados durante o Carnaval, vem se destacando também na prévia carnavalesca com o Bloco Rabo do Elefante, atraindo cada vez mais turistas e foliões. Este ano, a Feirinha do Empreendedor de Baía Formosa, com suporte do SEBRAE/RN, estará presente junto ao bloco, ampliando oportunidades para pequenos negócios e fortalecendo a economia criativa e o turismo na cidade.

“A direção técnica do Sebrae RN, liderada pelo nosso querido João Hélio Cavalcanti, tem como um de seus pilares o fortalecimento da economia criativa, impulsionando as manifestações culturais. Um grande exemplo disso é o estímulo ao projeto Elefante – Folia com Cidadania, que realiza o Bloco Rabo do Elefante, uma prévia carnavalesca que vem impulsionando o turismo e a economia local. Esse sucesso é fruto do esforço concentrado de uma equipe aguerrida, formada exclusivamente por mulheres à frente da Ong Casa Formosa, como as professoras Raissa Queiroz e Josidalva Irineu, além de Ruth Tanoeiro, que, junto comigo, não mede esforços nessa missão ousada e corajosa que é o Rabo do Elefante”, declarou a jornalista e produtora cultural Edileide Vilaça, integrante da Casa Formosa.

Uma prova do impacto turístico do projeto é o aumento da taxa de ocupação das pousadas da cidade. Luanda Prado, gerente da Pousada Recanto do Sol, confirma o sucesso da prévia carnavalesca:

“Todos os quartos da pousada estão reservados para o sábado do Rabo do Elefante. Muitas pessoas têm nos procurado em busca de hospedagem. A movimentação na cidade está diferente e muito favorável. Por isso, fazemos questão de apoiar esse projeto. É bom para Baía Formosa, para a rede hoteleira, para bares e restaurantes”, comentou Luanda.

O Bloco Lírico-Musical Carnavalesco Rabo do Elefante tem apoio por meio de recursos provenientes do edital n° 06/2024 de Fomento Cultural da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Baía Formosa/RN, em parceria com o PNAB/Ministério da Cultura/Lei 14.399/22.

Por que Rabo do Elefante?

Uma curiosidade geográfica: o nome do bloco faz referência à localização de Baía Formosa no mapa do Rio Grande do Norte, que tem o formato de um elefante. A cidade está situada exatamente no “rabinho” do elefante, daí o nome do bloco!

PROGRAMAÇÃO
BLOCO RABO DO ELEFANTE
Sábado – 15 de fevereiro
Concentração: 16h
Local: Em frente ao Ponto de Cultura Casa Formosa, na Rua Nova
Baía Formosa / RN

16h00 – Esquenta dos foliões com DJ Claudinha Summer

16h30 – Grupo Toré Azevedo (Escola Antônio Azevedo – Indígenas da Baía da Traição/PB)

17h00 – Abertura oficial com Mestre Fuba cantando o hino do bloco

18h00 – Arrastão com a Bateria da Escola de Samba Pura Explosão e o paredão de Shirleno

20h00 – Encerramento com DJ Claudinha Summer, em frente ao Ponto de Cultura Casa Formosa