Com a finalidade combate ao racismo nas escolas várias ações estão sendo planejadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), junto com os sindicatos estaduais e entidades filiadas para serem aplicadas em todas escolas de todo País. Na Paraíba, o SINTEP-PB estará a frente da campanha educativa.
O objetivo é garantir o direito de uma educação que leve o conhecimento a partir das bases que se constituem como população, haja vista a maior parte da escola pública brasileira é negra. Desta forma, os Estados serão responsabilizados, pois atualmente grande índice de mortalidade são de jovens negros.
A princípio estão sendo programadas 13 ações de mobilização e eventos, cujo plano de ação com datas será posteriormente divulgado. Serão atividades de conteúdos de cunho do respeito, da gratidão, do reconhecimento, de sentir o outro como ser humano, independente da cor, do sexo, da religião e do pensamento político.
De acordo com Carlos Furtado, secretário de Combate ao Racismo da CNTE, a discussão sobre esse tema é ainda mais importante depois do desmonte das políticas de combate ao racismo. “Esse assunto ficou esquecido nos últimos quatro anos. Criou-se a ideia da falsa democracia do racismo. Mas existe, sim, o racismo no Brasil. Isso precisa ser debatido e a escola é o nosso lugar de atuação”.