Jailma Carvalho, vereadora eleita pelo PSB, conseguiu um feito que marcou a história da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP): ela é a mulher mais votada desde a redemocratização, conquistando 10.127 votos. O maior número de votos para uma mulher eleita vereadora, até essa eleição, havia sido obtido em há 20 anos, em 2004, por Nadja Palitot que conseguiu 6.536 votos naquele pleito.
Trajetória política
Pedagoga formada pela UFPB, Jailma, de 36 anos, acumulou 15 anos de trabalho nos bastidores do serviço público antes de se candidatar, pela primeira vez, neste ano, quando ficou atrás apenas de Guga Pet (Progressistas), que recebeu 10.320 votos.
Jailma começou sua carreira na política dentro do Orçamento Democrático, onde conheceu o atual presidente do PSB, Tibério Limeira. Esse encontro impulsionou o caminho de Jailma dentro da política e do serviço público. Após 15 anos de gestão nos bastidores dos serviços públicos, Jailma aceitou o convite de Tibério para concorrer a uma cadeira da CMJP. Um dos fatores que mais a motivou foi a falta de representatividade feminina e a falta de parlamentares que realmente tivessem vivência dentro da comunidade.
Ela representou o grupo político do governador do estado, João Azevedo (PSB), que conta com o prefeito e candidato à reeleição, Cícero Lucena (PP), e também teve o nome apoiado por Tibério Limeira, secretário de Administração da Paraíba e presidente do PSB em João Pessoa.
A pedagoga Jailma Carvalho pautou sua campanha na representatividade das comunidades, em especial, a comunidade Três Lagoas, onde vive. Segundo ela, a cidade de João Pessoa mostrou como é capaz de cuidar de sua gente e agora chegou a vez de cuidar e priorizar as regiões periféricas. Jailma também colocou em pauta a defesa do atendimento de saúde mental dentro do Sistema Único de Saúde, trazer os jovens para dentro do debate político e o ensino de finanças dentro das escolas da rede pública.