A ex-prefeita de Conde, Márcia Lucena, foi nomeada nesta sexta-feira(21) como coordenadora geral de Educação em Direitos Humanos e Mídias Digitais da Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, foi assinada pela ministra substituta, Rita Cristina de Oliveira.
“Muito emocionada em receber essa missão para colaborar com a união e reconstrução do Brasil liderada pelo Presidente Lula. Estimulada em poder estar agora em Brasília colocando a nossa trajetória de construção política e social na Paraíba focada na educação e direitos humanos à serviço do Brasil. Agradeço ao Ministro Silvio Almeida pela oportunidade e a todas as amigas e amigos que vibraram para a construção desse novo ciclo”, comentou Márcia.
Atualmente filiada ao PT, Márcia é professora, foi secretária de Educação do Governo da Paraíba na gestão de Ricardo Coutinho e exerceu o mandato de prefeita de Conde de 2016 a 2020. No final de 2019 foi presa na Operação Calvário e passou dois dias na Penitenciária Feminina Maria Júlia Maranhão, em João Pessoa. A soltura se deu depois de uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e em seguida, Márcia reassumiu a prefeitura.
Candidata à reeleição no ano seguinte, amargou com a repercussão da Calvário, a derrota para a atual prefeita Karla Pimentel (Solidariedade).
Em 2022, disputou uma vaga como deputada estadual pelo PT e obteve 15.387 votos.