A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, autorizou a realização de um novo concurso na Polícia Científica do Pernambuco. O aval é para 214 vagas em três carreiras.
Serão 77 vagas para o cargo de agente de medicina legal, 60 para médico legista e 77 para perito criminal. Nos últimos 10 meses, já foram anunciados pelo governo estadual concursos para 2.400 vagas para praça da Polícia Militar, 600 vagas para praça do Corpo de Bombeiros Militar, 300 para oficial da Polícia Militar e 60 para oficial do Corpo de Bombeiros. Já o concurso para a Polícia Civil terá 445 vagas, sendo 250 para o cargo de agente de polícia, 150 para escrivão e 45 para delegados. Somando todas as forças de segurança, estão sendo abertas 4.019 vagas.
O concurso Polícia Científica PE era aguardado para ser anunciado com os demais editais da Segurança (PM, PC e Bombeiros), mas acabou ficando de fora do primeiro pacote de autorizações. O aval, porém, veio apenas agora.
Em 2022, o ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, chegou a autorizar um concurso para a área Científica do estado. O aval era menor, contemplando 164 vagas, mas o edital não chegou a ser divulgado.
Pelas suas redes sociais, Raquel Lyra registrou o momento da assinatura da autorização e comentou que, em breve, serão divulgados os próximos passos.
Ver essa foto no Instagram
Os demais editais da Segurança Pública de Pernambuco estão em estágio avançado. Os preparativos avançaram no último mês e a banca organizadora foi escolhida.
Para a seleção da PM e do Corpo de Bombeiros, o Instituto AOCP será o responsável. Já no concurso PC PE, o Cebraspe será a banca organizadora.