O curso de formação para capacitação da Ronda da Mulher começou nesta segunda-feira, 26, e será realizado até a próxima quarta-feira, 28, no auditório Plínio Lemos, localizado no bairro José Pinheiro. A abertura do evento foi realizada pela coordenadora Talita Lucena, que apresentou palestra sobre os aspectos das leis de proteção à mulher. Em seguida, Talita explicou sobre como funciona a rede de proteção e detalhou como vai funcionar a Ronda da Mulher em Campina Grande.

Cerca de 100 pessoas estão participando do curso, que foi aberto com a presença de autoridades e representantes da Guarda Municipal, entre outros convidados. A formação será realizada nos dois turnos e, nesta segunda-feira, abordará também direitos das mulheres, feminicídio e o trabalho preventivo no combate à violência de gênero.

O curso prossegue nos dias 27 e 28, com abordagem sobre temas como Letramento Racial e LGBTQIA+, Psicologia e Violência Doméstica, Conduta Ética, Técnica e Legal da Guarda Municipal, Procedimento Operacional Padrão nas Ocorrências de Violência Doméstica e demonstrativos práticos sobre as ações que devem ser aplicadas em caso de descumprimento das medidas protetivas.

Ronda da Mulher

A Ronda da Mulher é o mais novo equipamento no combate a violência de gênero a ser instalado pela Prefeitura de Campina Grande. O lançamento será realizado no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, pelo prefeito Bruno Cunha Lima, pela primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima e pela coordenadora da Mulher, Talita Lucena.

O equipamento vai contar com a atuação direta da Coordenadoria da Mulher, em parceria com a Guarda Municipal, para promover a segurança e proteção das mulheres que são vítimas de violência, bem como de seus filhos e familiares. A Guarda Municipal fará rondas diárias nos endereços das vítimas, para garantir o cumprimento das medidas protetivas e evitar a aproximação dos possíveis agressores.

“O prefeito Bruno tem um olhar especial para a nossa pauta e sempre nos incentiva na luta diária de combate à violência contra mulher, especialmente àquelas que são assistidas por nossa Rede de atendimento. Sem dúvida, o impacto do projeto “Ronda da Mulher” será um passo muito significativo no sentido de apoio e redução dos índices de violência, afirmou Talita.



Por Redação