Mais um passo para a construção da chamada ‘Ponte do Futuro’, que ligará Cabedelo aos municípios de Santa Rita e Lucena, deverá ser dado nesta terça-feira (13).

O governador João Azevêdo (PSB) detalhou que assinou às 11h, o contrato com a empresa selecionada para a obra, orçada em mais de R$ 460 milhões.

“Estarei assinando às 11h, no meu gabinete, o contrato com a empresa para que ela possa já estar liberada para começar a tomar as providências e iniciar a obra”, disse o governador João Azevêdo (PSB) .

De acordo com o governador, com a assinatura a empresa irá começar a trabalhar o detalhamento do projeto e a expectativa é que até outubro as obras de fato tenham início.

“É uma obra que você tem quatro frentes de serviço. Você tem a ponte grande, que liga Cabedelo à Santa Rita, com 2 mil metros de comprimento. Você tem uma ponte que liga Santa Rita a Lucena, é uma ponte menor, com 480 metros de comprimento. E você tem dois trechos de estrada, a que liga até a BR-101 Norte e a que liga a 011 (PB) com Costinha”, explicou João Azevêdo.

Contrato da ponte homologado há dez dias

O contrato da obra foi homologado na edição do dia 03 de agosto do Diário Oficial do Estado (DOE). A empresa vencedora foi o Consórcio Jampa, composto pelas empresas Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções LTDA.

O Consórcio Jampa venceu com a proposta de R$ 465,5 milhões para a construção da Ponte do Futuro. A previsão é de conclusão da obra até 2026.

O termo de homologação da licitação foi assinado pelo diretor-superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), Carlos Pereira de Carvalho e Silva.

Mudança no tráfego e impulsionamento do Litoral Norte

Com a construção da ponte, que poderá ser entregue até o fim 2026, há a perspectiva de mudança no fluxo da BR-230, já que parte do tráfego para o Porto de Cabedelo que sai do Rio Grande do Norte será redirecionado.

Com isso, também há a perspectiva de novos investimentos na região de Santa Rita e Lucena.

| Veja vídeo do projeto básico da ‘Ponte do Futuro’: