Grupo participou de competições e apresentações e levou três premiações
A Escola de Dança de Cabedelo foi um dos grandes destaques da 11° Edição do Festival de Arte e Criatividade (FAC), que aconteceu entre os dias 07 e 10 de setembro em Campina Grande.
O grupo do Programa Preparatório Escola de Dança, formado por 48 bailarinos e bailarinas locais, se consagrou durante a competição e conseguiu subir ao pódio em três apresentações. Na ocasião, escolas e grupos de dança de todo o Brasil participaram de competições e apresentações não competitivas.
O FAC é um Festival de dança que acontece anualmente na cidade de Campina Grande e visa aprimorar o desenvolvimento da dança em geral, estimulando o processo técnico e artístico de bailarinos, professores e aspirantes.
Do total dos participantes da Escola de Dança de Cabedelo, 19 são alunos do Balé Jovem e 29 da Escola de Dança. O grupo realizou apresentações conjuntas e de variações
Durante o Festival, destacam-se as apresentações “Rei Leão”, que ficou em 3° Lugar na categoria de Jazz Musical Juvenil, com coreografia de Rafael Luiz e Carolina Farias e interpretação do núcleo do Balé Jovem; a série de Ginástica Rítmica Teen da aluna Júlia Rafaela da turma do básico II, recebeu também o 3º Lugar; e as turmas de Intermediário 1 e 1.2 ,com a apresentação “Siga”, na categoria Contemporâneo Juvenil, ficou em 2º lugar, com coreografia de Rita Spinelli.
Além dos pódios conquistados, as alunas Júlia Rafaela e Anny Silva, ambas alunas do Balé Jovem, ganharam bolsas para participar de cursos de férias do Studio de Dança Movimento em Foco em São Paulo e na Escola de Dança Alice Arja no Rio de Janeiro.
O Programa Preparatório Escola de Dança de Cabedelo foi instituído pela Prefeitura Municipal através da Lei 2147/2021 e tem o objetivo de sistematizar e ampliar o ensino da arte da dança desenvolvido há mais de 30 anos no município, observando-a como uma conjunção de saberes e reconhecendo sua atuação nos aspectos históricos, sociais, políticos e contemporâneos.
O Programa da Secretaria de Cultura atende atualmente a cerca de 240 bailarinos e bailarinas e tem seus princípios estabelecidos na dança como uma área de conhecimento, propondo estimular a formação de pessoas através da inteligência criativa, pautada na diversidade, nos aspectos éticos e estéticos da região. Tendo como foco uma proposta que o compreende o artista da dança como parte e produtor da arte e da cultura local.