O que precisamos saber sobre felicidade’ é tema da palestra que será proferida no dia 01 de junho, no Centro Cultural Ariano Suassuna, às 19 h30min,no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa com a prof. Lucia Helena Galvão. A realização é da Organização Filosófica Nova Acrópole- João Pessoa. O evento faz parte da semana da Arte que começa no próximo dia 29 de maio.
Lúcia Helena Galvão é uma das palestrantes mais influentes do Brasil e autora de vários livros que abordam temas gerais, filosóficos e de relevância social, que inspiram milhares de pessoas a buscar o melhor de si mesmo. De acordo com ela não existe uma resposta única que defina o que é a felicidade.
“A felicidade é quando as metas da natureza se realizam através de você” No entanto, “No mundo atual, de forma geral, não somos respeitosos com o próximo e com a natureza, por exemplo. Sendo assim, também não somos respeitosos com nós mesmos”, afirmou.
O que precisamos saber sobre a felicidade, segundo a filosofia? “Amor tem haver com doação. Doação tem haver com felicidade. E a felicidade tem haver com a plenitude da vida”, segundo a professora. Para tanto, na oportunidade destacará a percepção de vários pensadores.
A exemplo de Homero, a felicidade tem relação com o heroísmo e a glória. Ou seja, fazer com que a vida tenha sentido pra si mesmo e também para o outro.
Já para Sócrates a felicidade está relacionada com o saber, ou ter algum grau de sabedoria. Para ele era necessário sair do “sei que” para o “só sei que nada sei”. Sendo necessário sempre se posicionar como um aprendiz e como alguém que tem sede em saber.
E Plantão, que foi aprendiz de Sócrates, acredita que a felicidade tem correspondência com a ideia humana. Através da busca de quem você é. Já Aristóteles dizia que todos os seres buscam felicidade, ou seja, o máximo bem que pode ser atribuído a eles, existindo uma felicidade específica para cada um. Para o pensador, segundo Lucia, sempre que agimos conforme os nossos princípios, estaremos sempre felizes.
Para Epicuro, a felicidade tem relação com a escolha de prazeres que não limitem a dignidade humana. Ou seja, prazeres compatíveis com a serenidade da alma.
A felicidade para o Estoicismo diz que uma vida feliz seria uma vida alinhada com o propósito do Cosmos. Ou seja, “não querer que aconteça tal coisa, mas querer o que acontece”. Fazer o melhor com o palco que a vida te dá naquele momento é ser feliz, segundo a professora.
Para Lúcia, a felicidade está mesmo é com cada um de nós, debaixo de nossos pés e em cada ato que praticamos. E a professora também traz o conceito de felicidade para Kant, que diz que se você é mal, você não é digno de ser feliz. Mas quando você é bom, assim você se torna digno de felicidade. Desta forma , “Sentir que você trouxe um pouco de luz para a vida de alguém também deveria te deixar feliz”. “Seja humano e serás feliz”, concluiu Lúcia
Sobre a Palestrante- É professora de filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil, onde atua há 32 anos ministrando aulas e palestras sobre temas diversos ligados à Filosofia à maneira Clássica.
Possui mais de mil palestras publicadas na internet, tanto no canal de Nova Acrópole Brasil, no Youtube, quanto na plataforma de Streaming acropoleplay.com. Nosso canal do Youtube conta com mais de 1 Milhão de inscritos e com mais de 100 Milhões de visualizações.
Autora de seis livros (Canções para Despertar Sophia, Sonhos trilhando o tempo, O Aroma do Lótus, Observações matinais – versão brasileira e portuguesa, Instantes de um tempo interior e Para entender o Caibalion), prefaciou ainda diversas obras de destaque como “A Guerra da Arte” de Steven Pressfield e “Luz no caminho” de Mabel Collins.
Escreveu ainda letras de músicas, como Prudência, cantada por Zizi Possi, e dois roteiros para teatro, dentre eles a obra “Blavatsky”, estrelada por Beth Zalcman.É palestrante profissional, tanto no Brasil quanto no exterior, ministrando palestras em empresas e órgãos públicos. Seus cursos já impactaram mais de vinte mil alunos.
Nova Acrópole- é uma organização internacional filosófica, presente em mais de 50 países há mais de 64 anos, que tem por objetivo desenvolver o melhor da natureza humana, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado. Atualmente, a escola está sediada na Avenida Monteiro da Franca, 936, Manaira. Em João Pessoa.
Maiores informações sobre a palestra e venda de ingressos, no link da bio do Instagram da escola @novaacroplolejoaopessoa e pelo whatsapp 83 98211-0246.