A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza até o dia 30 deste mês a edição de 2025 do Festival Pretitudes, promovido em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH). O evento integra as ações do Novembro Negro e segue, com atividades gratuitas e a participação de artistas negros(as) selecionados(as) por edital.
Na sexta-feira (28), a cineasta Carine Fiúza conduz, às 14h, no Cine Bangüê, a ação formativa “Panorama do cinema negro paraibano: memória, autoria e narrativas insurgentes”. Às 19h, no mesmo local, haverá sessão de cinema com os filmes Calunga Maior (Thiago Costa), Azeite da Retomada (Rafa Das Folhas) e Aláfia (Cecília Fontenele), seguida de debate com seus realizadores.
De sexta (28) a domingo (30), os artistas Maike Araújo, Ezn ART, Kalu Pereira e José Messias realizam pinturas em graffiti no estacionamento do Espaço Cultural.
No sábado (29), a partir das 14h, acontecem as ações formativas de acrobacias e malabares, com Berg Pereira; flauta e pífano, com Elen Santana; danças negras da Bahia e swingueira paraibana, com Mirela Ferreira e dramaturgias negras, com David D. Marinho. Todas as atividades acontecem no Espaço Cultural (veja programação completa ao final do texto).
Ainda no sábado, a partir das 19h, o Teatro Paulo Pontes recebe a Preta Cena, com apresentações de Palhaço Gatinho, (circo), Chirley Kelle (circo), Mayara (teatro), Robson Oliver (circo), BgirlTati (dança) e Juan Pedro (dança).
Noite da Música Preta – O encerramento da programação será no domingo (30), com mais uma edição da Noite da Música Preta, no Teatro Paulo Pontes. O show começa às 19h e conta com os artistas Afrosonoro, Cecília Albuquerque, Gaby Hardman, Laíz de Oyá, M.a.r.i.a, Nalva de Rita de Chicó, Andrei Lira e Toni Silva.
Pretitudes – A iniciativa busca reconhecer e visibilizar a produção cultural desenvolvida por artistas negros e negras no estado da Paraíba, com vistas ao enfrentamento das desigualdades raciais e ao fortalecimento das redes de trocas artísticas entre esses e essas artistas. Para a edição de 2025, foram selecionados 28 artistas negros e negras nas linguagens de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música e teatro. Além de apresentações, a programação conta com ações formativas em escola pública estadual e no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.
Oficinas – As inscrições para as oficinas que acontecem sábado (29), no Espaço Cultural, podem ser feitas através de formulário online (https://forms.gle/ZCGLbMrn2gDitYMN9)
Confira a programação:
28/11, sexta-feira
14h – Ação formativa audiovisual
Tema: Panorama do cinema negro paraibano: memória, autoria e narrativas insurgentes, com Carine Fiúza
Local: Cine Bangüê
19h Sessão de cinema – Filmes: “Calunga Maior” + Debate com Thiago Costa, “Azeite da Retomada” + Debate com Rafa Das Folhas, “Aláfia” + Debate com Cecília Fontenele
Local: Cine Bangüe
20h – Kizomba: Encontros de Resistência
Concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) e da Pequena Orquestra Popular (POP)
Regência: Carlos dos Santos
Convidados: Paulo Ró, Mestra Ana e Coco do Novo Quilombo
Entrada 1kg de alimento para a alimento não perecível para as Comunidades Quilombolas do Ipiranga e Gurugi (Conde)
Local: Teatro Paulo Pontes
28 a 30/11, sexta a domingo
8h às 18h – pintura em graffiti, com Maike Araújo, Ezn ART, Kalu Pereira e José Messias
Local: Estacionamento do Espaço Cultural
29/11, sábado
14h – Ação formativa circo
Tema: Corpos em movimento: acrobacias, malabares e aéreo como expressão da ancestralidade, com Berg Pereira
Local: Escola de Circo Djalma Buranhem (Espaço Cultural)
14h – Ação formativa música – Territórios de memória: a flauta, o pífano e o corpo em diálogo com a ancestralidade, com Elen Santana
Local: Sala 2, mezanino 2 (Espaço Cultural)
14h – Ação formativa dança – GRUVA: Das Danças Negras da Bahia à Swingueira Paraibana, com Mirela Ferreira
Local: Sala 6, mezanino 2 (Espaço Cultural)
14h – Ação formativa teatro – Escrevivências Cênicas: Dramaturgias Negras para um Teatro Antirracista e Decolonial, com David D. Marinho
Local: Sala Roberto Cartaxo (Espaço Cultural)
19h – Preta Cena, com apresentações de Palhaço Gatinho, (circo), Chirley Kelle (circo), Mayara (teatro), Robson Oliver (circo), BgirlTati (dança) e Juan Pedro (dança)
Local: Teatro Paulo Pontes
30/11, domingo
19h – Noite da Música Preta, com shows de Afrosonoro, Cecília Albuquerque, Gaby Hardman, Laíz de Oyá, M.a.r.i.a, Nalva de Rita de Chicó, Andrei Lira e Toni Silva
Local: Teatro Paulo Pontes