Divulgação

Está sendo realizado até o próximo dia 28 de junho,  na sede da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), um  um mutirão para retificação de prenome e gênero voltado às pessoas trans. Este mês de Junho, onde é considerado o Mês do Orgulho, a instituição promove esta ação para atender a principal demanda encaminhada àsndedefensoras e aos defensores públicos do estado. 

 Para ter direito ao atendimento, é preciso levar alguns documentos: certidão de nascimento, certidão de casamento (se for o caso), RG e CPF, título de eleitor, comprovante de residência e certidões de protesto (que podem ser apresentadas depois). O horário é  das 8h às 12h, na sede da instituição, localizada da Rua Monsenhor Walfredo Leal, 503, Tambiá.

Com o tema “Meu direito começa pelo nome”, a ação reforça a necessidade do acesso à cidadania a partir da alteração no registro civil. O evento esta sendo proporcionado pela Coordenadoria de Defesa dos Direitos Homoafetivos, da Diversidade Sexual e do Combate da Homofobia, vinculada ao Núcleo Especial de Cidadania e de Direitos Humanos (NECIDH) da DPE-PB.

“O processo para a mudança de prenome e gênero nos cartórios é possível desde 2018, após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que retirou a necessidade de autorização judicial para realizar a mudança no registro civil. Mesmo assim, muitas pessoas nos procuram para receber orientação em relação ao pedido administrativo ou quando encontram dificuldades em realizar a retificação no cartório”, destacou a defensora pública e coordenadora da Defesa dos Direitos Homoafetivos, Remédios Mendes.

Mais informações sobre o mutirão podem ser solicitadas por meio do contato (83) 99686-1616 (exclusivo WhatsApp), no horário das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail (diversidade@defensoria.pb.def.br).



Por Redação