Criado em 2017, o projeto Revista de Cinema Paraibano da TV Câmara JP foi retomado no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Para celebrar a passagem da data, a emissora vai exibir quatro produções de diretoras paraibanas. O primeiro conteúdo, que vai ao ar nesta quarta-feira (06), quinta-feira (07) e sexta-feira (08), às 21h, é o curta-metragem “O que os machos querem”, da diretora Ana Dinniz.
Baseado no conto homônimo de Ruth Ducaso e estrelado por Ana Marinho, o filme retrata uma mulher preparando um picado, enquanto sua cabeça divaga por pensamentos que culminam em uma dança sangrenta e prazerosa. Produzido por uma equipe exclusivamente feminina, a produção traz uma crítica à violência contra a mulher.
Nos dias 13, 14 e 15 de março será exibido o documentário “Ódo Pupa – Lugar de Resistência”, de Carine Fiúza. É um curta-metragem documental, desenvolvido em 2018, que tem como base discursiva a estruturação do racismo na formação política, social e cultural do Brasil. Partindo de uma visão pontual para abordar um tema mais amplo, o documentário aponta questões relevantes à problemática racial, correlacionando dados estatísticos à história de vida de dois jovens negros.
Já nos dias 20, 21 e 22 de março será a vez de “Cósmica”, da diretora de Ana Bárbara Ramos. A sinopse do filme é um chamamento para as crianças guardiãs se unirem, uma vez que a terra precisa de ajuda para resolver o problema da emergência climática. O elenco conta com Iara Rocha.
Fechando o mês, será exibido o curta “Velhos tempos”, da diretora Kaylne Almeida. O filme é todo poesia e tem o olhar da diretora, que é fotógrafa e soube colocar uma beleza estética que se contrapõe à violência psicológica sofrida pelas personagens. O elenco conta com Raquel Ferreira, Erik Martinez, Neide Melo e Maria Alyce (criança).
As produções serão exibidas sempre às 21h pela TV Câmara de João Pessoa, através do canal 6.2 (digital) e pelo canal 23 da Net (TV a cabo).