Nesta quinta-feira (24/08) estreia no Cine Bangüê “RETRATOS FANTASMAS”, novo filme de Kleber Mendonça Filho. A obra é fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem, e traz o centro da cidade do Recife como personagem principal, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX.

LEIA : Por Paulo Vieira –  Kleber Mendonça e a melancolia

Por meio de uma obra muito pessoal, Kleber se aprofunda em suas memórias da infância, vivida em Recife, capital do estado de Pernambuco. “Palácios de cinema em centros de cidades são comuns a muitos outros lugares do mundo, mas ocorre que eu sou pernambucano, recifense, e parti para mostrar essa geografia da cidade a partir de um ponto de vista pessoal”, aponta Kleber. “Recife é também uma cidade que ainda desfruta de um cinema espetacular como o São Luiz, um palácio de 1952. Hoje, são poucas as cidades no mundo que ainda sabem o que isso representa”, comenta o diretor, em relação aos cinemas de rua.

Cerca de 60% do documentário é composto por material de arquivo, com fotografias e imagens em movimento encontradas em acervos pessoais, na produção pernambucana de cinema, de televisão e de instituições como a Cinemateca Brasileira, o Centro Técnico Audiovisual (CTAV) e a Fundação Joaquim Nabuco. O trabalho de montagem ao lado de Matheus Farias, também um realizador, reúne imagens dos mais variados formatos.

Produzido por Emilie Lesclaux para a CinemaScópio Produções e coproduzido pela Vitrine Filmes, RETRATOS FANTASMAS teve sua estreia mundial na Seleção Oficial do 76º Festival de Cannes e foi exibido na abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado 2023. O filme já conta com mais de 30 convites para Festivais Internacionais de cinema com exibições já cumpridas em Munique, na Alemanha, Sydney e Melbourne, na Austrália.

A bilheteria abre 01 hora antes da primeira sessão do dia. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia), e pagamento pode ser em dinheiro ou via PIX. A classificação indicativa do filme é de 12 anos.



Por Redação