As vagas reservas servem para que, caso haja alguma desistência, o próximo da fila seja atendido, beneficiando assim o maior número de pessoas possível.
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), preencheu, nesta sexta-feira, 19, as vagas para o cadastro de reserva para o Casamento Coletivo 2024. As vagas reservas foram abertas após a 100ª inscrição ser preenchida, e servem para que, caso haja alguma desistência, o próximo da fila seja atendido, beneficiando assim o maior número de pessoas possível.
Com todas as vagas preenchidas, a Secretaria de Cultura dará início, nos próximos dias, ao calendário de preparação dos noivos que antecedem o grande dia, como reuniões, ensaios, escolhas das vestimentas, entre outros. A programação com todas essas datas será divulgada em breve.
Preservando a tradição, o Casamento Coletivo será realizado na Pirâmide do Parque do Povo, no dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio e Dia dos Namorados, em um dos momentos mais memoráveis da programação d’O Maior São João do Mundo, edição especial de 160 anos da Rainha da Borborema.
“O Casamento Coletivo é um dos mais importantes eventos não só d’O Maior São João do Mundo, mas da Paraíba. São mais de 30 anos gerando alegria, bem-estar e felicidade para os casais que participam dessa grande cerimônia e momento de amor. Trata-se de uma importante ação sócio cultural, onde todos os preparativos envolvendo a documentação no cartório, a decoração da cerimônia, os vestidos das noivas, a maquiagem, o cabelo e a roupa dos noivos, são disponibilizados e custeados pela Prefeitura de Campina Grande”, destacou o secretário de Cultura, Ronaldo Cunha Lima Filho.
Amor e memória
Casar no Casamento Coletivo também representa uma tradição, que vem atravessando gerações e famílias ao longo de mais de 30 anos. A primeira a chegar na fila e realizar a inscrição, Nilmara Nunes, contou sobre esta experiência.
“A minha tia casou no Parque do Povo há 22 anos. Sempre foi um desejo meu casar no Casamento Coletivo e continuar essa tradição”, relatou ela.
O casal Fernanda e José Henrique também teve em sua história marcas de familiares. O tio da noiva guardou seu lugar na fila para garantir que ela conseguiria sua vaga.
“Eu e meu noivo nos conhecemos no Maior São João do Mundo, em 2019, e por isso eu sempre quis casar no Casamento Coletivo. Tentamos casar ano passado, mas não deu certo por conta de uma documentação do cartório. Meu tio conseguiu casar em 2023 e eu pedi para ele me ajudar. Estamos muito ansiosos, pois é a realização de um sonho. Vai ser muito marcante para nós”, contou.
A alegria de encontrar alguém especial para compartilhar a vida e selar este momento na maior festa junina do país, e do mundo, também é o sonho do casal Edvan e Jadna. Edvan comemorou a inscrição e já conta os dias para o Casamento.
“Eu me tornei uma pessoa com deficiência (PCD) após sofrer um acidente. Saí da casa da minha mãe e fui morar sozinho, e um tempo depois conheci ela (Jadna) pela internet. Conversamos por mais ou menos um ano e nos conhecemos pessoalmente na igreja. Há seis anos moramos juntos e depois que ela chegou tudo na minha vida melhorou. Enquanto não chegar o dia de casar, eu vou ficar olhando a data. Estou contando os dias”, comemorou Edvan.