Foto: divulgação

Foram anunciadas novas atrações para a 30ª edição do Fest Bossa & Jazz 2024, o ano em que o evento comemora 15 anos. Mais oito nomes são divulgados e entram para o time de cantores e músicos confirmados para o Festival marcado de 15 a 18 de agosto, na Praia de Pipa, em Tibau do Sul.

MANU LE PRINCE – FR

Cantora sem fronteiras, Manu Le Prince soube se impor, como uma das mais bonitas vozes do Latin Jazz na Europa. Cantora francesa nascida em Paris, compositora que com seu timbre quente e sensual, sempre soube dar uma nova interpretação aos standards de jazz, e as canções MPB.

Brasileira de coração e descendente de sul-americanos e ingleses, dividida à mais de vinte anos entre a França e o Brasil, misturando intimamente sua influência do Jazz, estilo que conhece desde criança, com a Bossa Nova, MPB e ritmos étnicos, Manu prolonga assim seu percurso alto e colorido que vai desde o celebre grupo de jazz francês ” Magma” a sua colaboração com Rosinha de Valença, o trombonista Raul de Souza, ou o multi-instrumentista Hermeto Pascoal.

Manu gravou o seu album mais recente em homenagem ao grande saxofonista e compositor americano Wayne Shorter, com algumas músicas de Milton Nascimento que foi o seu parceiro em 1975. O próprio Wayne incentivou a cantora e avaliou as suas letras em 4 músicas instrumentais. Retornando para uma temporada no Brasil, Manu se apresenta no Fest Bossa & Jazz em formato quinteto e com a participação do saxofonista Jorge Continentino.

ALISSON BRAZUKA CONVIDA DIANA CRAVO – RN

Alison Brazuka, natural de Mossoró RN, começou cantando em igrejas por influência de seus pais que também cantavam em corais no mesmo ambiente, e aos 13 anos de idade veio interesse pelo violão e logo depois pela guitarra instrumento esse que focou.

Com o passar dos anos tocou em muitas bandas de baile e forró ganhando muita experiência musical. Em 2005 criou o grupo Brazuka Jazz (daí surgiu seu nome artístico) e o grupo teve grandes atuações com grandes nomes nacionais e internacionais da música instrumental como Arthur Maia, Chico César, Gilson Peranzzetta, Simoninha, entre outros.

Em 2019 lançou seu primeiro disco instrumental e segue divulgado esse estilo por onde vai. Para os shows do Fest Bossa & Jazz, convidou a cantora potiguar Diana Cravo, recém-chegada de 14 anos em Portugal.

 

MACUMBIA – PB

Em 2024, o grupo paraibano Macumbia se prepara para uma nova jornada de shows e gravações, com uma adição especial à sua formação: a entrada de Humano Melo como guitarrista e voz, trazendo uma nova dimensão sonora à banda.

Além disso, Paula Sentis, uma talentosa cantora espanhola, junta-se ao grupo como vocalista, acrescentando sua voz envolvente e uma perspectiva internacional. A Macumbia está pronta para explorar novos horizontes musicais e levar sua fusão única de ritmos latino-caribenhos para ainda mais pessoas ao redor do mundo.

 

DAY MALTESE – RN

Nascida na Argentina, começou sua jornada musical aos 17 anos com estudos e apresentações em diversos espaços. Em 2012 embarcou em uma viagem transformadora pela América latina, passando por diversas regiões da Argentina, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Cuba em busca de novos aprendizados musicais. Em 2014 chega ao brasil e grava seu primeiro álbum na Bahia e desenvolve sua carreira pelo nordeste brasileiro.

Para o Fest Bossa & Jazz Day apresenta o seu Tributo a Rita Lee, acompanhada de Nicolas Aielloc (baixo), Gabriel Ceballos (percussão), Johny Casanova (teclados) e Mauricio Tavella (guitarras)

 

OS CHICOS – RN

Cantar e reinterpretar a obra de Chico Buarque. Esta é a missão dos cantores Rafael Barros e Tiago Landeira, vozes do projeto musical Os Chicos. O repertório, cuidadosamente escolhido, leva ao público as muitas faces do compositor, cantando o amor, o Brasil, a política, e mesclando música e poesia em doses certas. A junção dos timbres agudo (tenor – Tiago Landeira) e grave (barítono – Rafael Barros), entregam um dos diferenciais do show d’Os Chicos.

São 80 anos desde que nasceu aquele que nos ensinou sobre a realidade de um país com suas canções. Chico Buarque de Holanda, que deveria ser chamado Chico Buarque do Brasil, canta sobre anônimos com os quais nos identificamos, sobre mulheres que ele não deixou serem esquecidas, sobre nós que gostamos de sambar e ser felizes, e canta Paratodos.

Compositor de clássicos que atravessam gerações, Chico ressignifica os novos tempos com suas antigas e fortes canções. Vamos juntos celebrar a trajetória e a vida deste grande compositor brasileiro.

CAMARONES ORQUESTRA GUITARRISTICA & FREVO DO CHICO – RN

A Camarones Orquestra Guitarrística é uma banda de rock instrumental criada em 2008. Tem 7 discos lançados e conta com uma extensa videografia com clipes, shows ao vivo e documentários de turnês.
Em 2023, a banda completou 15 anos de carreira e contabilizou inúmeras turnês pelo Brasil e participou de muitos dos principais festivais do Brasil e do mundo, entre eles o Primavera Sound (Barcelona), Liverpool Sound City (Liverpool), Rock in Rio (Rio de Janeiro), Bananada (Goiânia/GO) e Se Rasgun (BelémPE). Em 2018, se apresentou no projeto Samsung Best of Blues ao lado de Tom Morello (Rage Against the Machine) e John5 em shows no Auditório Ibirapuera (São Paulo) e Anfiteatro Pôr do Sol (Porto Alegre) com público de 40 mil pessoas.

O show especial do Camarones Orquestra Guirarrística convida o Frevo do Xico, une duas forças motoras da música instrumental do RN. De um lado, o rock vigoroso e dançante dos Camarones e do outro o força empolgante da metaleira ligada ao carnaval do Frevo do Xico, capitaneados pelo saxofonista Chico Beethoven, um dos principais musicistas do RN.

TRIO TORÓ – RN

Toró é formado por Diego Francisco Brasil (guitarra), Erick Firmino (baixo) e Silvio Franco (bateria). O trio toca um repertório de composições autorais e algumas versões de música brasileira, transitando pelo jazz e world music numa grande e livre fusão de ritmos e estilos. O nome Toró é recente, mas os três músicos já estão juntos desde 2016 fazendo shows pela cidade, destacando a bela passagem pelo Fest Bossa e Jazz no mesmo ano.

Para o primeiro álbum, o destaque é a forma como foi gravado ao vivo no estúdio do Atelier Sonoro, sem edições, permitindo aos músicos liberdade criativa e a captura de momentos únicos. O cineasta Marcelo da Costa filmou todas as sessões, criando um “vídeo álbum” conceitual para acompanhar as músicas.

REVOLVER – RN

A banda Revolver, de Natal/RN, está na ativa há 22 anos. No ano de 2006, em parceria com o selo DoSol, lançou seu autointitulado álbum de estreia, com distribuição nacional em mídia física feita pela Tratore.
Em agosto de 2024 a banda apresenta, na 30ª edição do Fest Bossa & Jazz, na praia da
Pipa, um novo show temático, “Beatles B Sides”.

O grupo recebeu o convite da produção do evento, um dos mais importantes festivais de música do Brasil, e preparou um repertório selecionadíssimo, formado apenas por algumas das pérolas mais raras do quarteto de Liverpool. É um show para emocionar qualquer beatlemaníaco!

O Revolver é formado, atualmente, por Paulo Henrique, que assume os vocais, violões e os teclados; Cleo Lima na guitarra e nos vocais; Felipe Rebouças na guitarra; Carlos Aires no baixo; e Inaldo De La Penha na bateria e vocais.

Demais atrações

Estes nomes se juntam aos já confirmados como Paula Lima, Regina Casaforte & Mazinho Viana, Bando de Sax, Os Eloquentes convidam Seu Pereira, Rayane Fortes, Caike Falcão e Ana Gal & Clube do Jazz Maceió.

O Fest Bossa & Jazz Pipa 2024 é realizado pela Juçara Figueiredo Produções com patrocínio da Ster Bom, por meio do Programa Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura do Governo do Norte, tem a Azul Viagens como companhia aérea oficial e apoio da Emprotur, Secretaria de Turismo de Tibau do Sul, Preserve Pipa, Luck Receptivo, Michelle Tour e InterTV.

 



Por Edileide Vilaça