A aguardada sequência de “O Auto da Compadecida” chega às telonas brasileiras no dia 25 de dezembro. No longa, João Grilo (Matheus Nachtergaele) retorna à mítica cidade de Taperoá, na Paraíba, após 20 anos e reencontra o seu melhor amigo Chicó (Selton Mello).
Agora, ele vive da venda de santinhos esculpidos em madeira e conta a história da ressurreição de João Grilo. Seu grande amigo não dá notícias há duas décadas e Chicó acha que ele morreu novamente. Mas eis que João Grilo reaparece vivinho da silva e cheio de planos mirabolantes, que vão virar a cidade de cabeça para baixo.
Depois da história de sua ressurreição, que envolveu julgamento no purgatório, tendo como defensora a própria Nossa Senhora, ele será recebido pelo povo com muita festa – quase como se fosse uma celebridade.
Disputado como principal cabo eleitoral pelos dois políticos mais poderosos da cidade, João faz de tudo para aplicar um golpe que irá lhe render muito dinheiro e a tão sonhada vida mansa. Só que nada sai como o planejado e ele terá que recorrer à Compadecida novamente – desta vez interpretada por Taís Araújo.