Para celebrar os 130 anos do Poeta da Revolução, comemorados neste 19 de julho de 2023, o poeta, tradutor e dramaturgo paraibano, Astier Basílio confirmou que vai estrear sua coluna no Diário de Vanguarda escrevendo uma suas memórias. “Vão ser flashes da memória, cenas de que me lembro”, disse ele.
“Iluminar sempre,
iluminar os ondes,
até o último dia em que der pé e só
iluminar,
sem prego qualquer,
esta é a minha palavra de ordem
e a da sol”
Versos acima de Vladimir Maiakóvski, em tradução do paraibano Astier Basílio que é mestre em literatura russa pelo Instituto Estatal Pushkin, de Moscou, e atualmente é doutorando em literatura russa pelo Instituto de Literatura Maksim Górki, também na capital russa, onde mora. Já foi contemplado com o prêmio Nacional de Dramaturgia, pela Funarte, com a peça ‘Maquinista’, em 2014.
Para marcar a data dos 130 anos do poeta russo, nesta quarta-feira(19), Astier vai conversar com Linaldo Guedes, poeta e editor da Arribaçã, onde será publicado “Eu! + poemas iniciais”, íntegra do livro de estreia de Maiakóvski, além do que foi publicado em revistas antes. “É sobre isso que iremos conversar na Live de hoje às 19 horas, no meu perfil do Instagram (@astierb). Será uma alegria contar com sua presença”, convidou Astier por mensagem nas redes sociais.