Foto: Reprodução

João Pessoa se prepara para receber o lançamento de uma obra que promete envolver os leitores em um universo de narrativas complexas e provocativas. No dia 12 de novembro, a partir das 16h, o GardBeer, localizado na R. Bancário Enilson Lucena, 301 – Bancários, será o palco do lançamento do livro “Precisamos Matar Nossas Bonecas”, uma coletânea de 21 contos escritos ao longo da última década pela escritora Deborah Dornellas.

O livro, publicado pela Ed. Patuá, revela um conjunto de histórias que se desenrolam em diferentes momentos e lugares, mas todos compartilham o cenário do espaço urbano. Algumas dessas narrativas têm como pano de fundo a cidade de Brasília, onde a autora passou a maior parte de sua vida, enquanto outras exploram ambientes nomeados ou não, mas sempre tendo como elemento central o espaço citadino.

A escritora Maria Valéria Rezende, autora do texto da orelha do livro, destaca a peculiaridade da obra: “Logo no terceiro ou quarto episódio parece-me que, na verdade, percorro as páginas de um romance no qual a constância de uma linguagem muito característica e rica me conduz em viagem por uma ‘cidade abstrata’. Este livro em sua completude nos revela a natureza de um sentimento difuso que decerto perpassa todas as pessoas atentas ao mundo em agonia.”

Cinthia Kriemler, responsável pelo texto da quarta capa, descreve a obra como uma exploração das narrativas cotidianas que falam do ser humano comum, destacando a habilidade de Deborah em retratar personagens vívidos e cenários dinâmicos. Ela ressalta a proposta do livro de rasgar a primeira camada para revelar as realidades ocultas no subterrâneo social, oferecendo aos leitores uma experiência literária profunda e provocativa.

A minibiografia de Deborah Dornellas revela uma autora multifacetada: carioca criada em Brasília, escritora, jornalista e artista visual. Com mestrado em História pela UnB e pós-graduação em Formação de Escritores pelo ISE Vera Cruz-SP, Deborah integra diversos coletivos literários, como o Coletivo Literário Martelinho de Ouro, de São Paulo, o Clube do Conto da Paraíba e o Mulherio das Letras. Seu romance de estreia, “Por Cima do Mar” (Patuá, 2018), foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2019 e venceu o Prêmio Literário Casa de Las Américas, de Cuba, no mesmo ano. “Precisamos Matar Nossas Bonecas” (Patuá, 2023) é seu primeiro livro de contos, e atualmente, a autora reside em João Pessoa.

 



Por Diário de Vanguarda