O ano de 2023 marca o centenário de uma das mais importantes obras da literatura de cordel brasileiro: o romance do Pavão Misterioso, de autoria do guarabirense José Camelo de Melo Rezende, publicado em 1923. A data passaria em branco não fosse o empenho da Prefeitura Municipal de Guarabira, através da sua Secretaria de Cultura e Turismo, que realiza nesta quinta-feira (27), uma noite cultural abrindo as atividades oficiais em homenagem aos 100 anos do Pavão Misterioso, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal e na Galeria de Artes Antônio Sobreira, com entrada franca aberta ao público.

“Nos preocupamos em preservar e divulgar a memória cultural de Guarabira, fortalecendo assim a história e as ricas tradições populares. Faz parte da nossa filosofia de gestão garantir a sobrevivência e a plenitude da identidade cultural de nosso povo. A Literatura de Cordel é, sem dúvida, uma das mais importantes manifestações do Nordeste brasileiro. Temos que exaltar, ainda mais que essa obra centenária é fruto de inspiração de um filho de Guarabira, o que muito nos orgulha”, declarou o prefeito de Guarabira, Marcus Diogo.

Na solenidade de abertura será anunciada a realização da quinta edição do FIAN (Festival Internacional de Arte Naif), prevista para o mês de maio também com a temática do Pavão Misterioso, além do lançamento de editais para publicação de obras literárias; um encontro de cordelistas no mês junho e um festival de cultura popular que deverá acontecer no mês de setembro com o nome de ‘Festa do Pavão’, reunindo várias atrações de artes integradas.

Noite Cultural – A programação consta de apresentação teatral e homenagens aos poetas cordelistas do município com a entrega do Troféu Pavão Misterioso. Em seguida, será aberta a exposição “O Pavão na Parede”, na Galeria de Artes Antônio Sobreira, onde o público poderá contemplar 23 telas de artistas visuais de Guarabira, convidados para ilustrar o folheto de cordel que também estará impresso em grandes placas na galeria. Essa exposição ficará aberta durante todo o ano para visitantes e trabalhos com alunos da rede pública de ensino.

O poeta Chico Pedrosa, convidado especial do evento, estará participando de recital e também para fazer a saudação em memória de José Camelo e da obra homenageada. O evento ainda contará com apresentações musicais com Rogério Wilker, Maria Almeida e Adriano do Sax.

100 anos – O Romance do Pavão Misterioso, obra do cordelista guarabirense José Camelo de Melo Rezende (1885-1964) ganhou fama no Brasil e no mundo, já tendo sido adaptado para o teatro, cinema, literatura, música e televisão, com seu texto simples, aliado à fluência dos versos e às referências aos contos das Mil e Uma Noites alcançou a espantosa tiragem de mais de dez milhões de cópias, vendidas em todo o País.

SERVIÇO

Noite Cultural do Pavão Misterioso

Data: 27 de Abril (quinta-feira)

Local: Teatro Municipal / Galeria de Artes

Hora: 19:00.

Entrada Franca.



Por Edileide Vilaça com informações da Ascom